BRITEIROS: A Europa à volta da Lua <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, dezembro 07, 2004

A Europa à volta da Lua

Discrição, high-tech e eficácia máxima ao mínimo custo, são as palavras de ordem da Europa em órbita lunar. Desde meados de Novembro, a sonda espacial Smart-One da Agência Espacial Europeia, já deu uma dezena da voltas ao astro das noites. É a primeira vez que os europeus colocam um engenho em órbita da Lua. A Smart-One (Small Mission for Advanced Research in Technology) é dotada dum motor lento, doce e revolucionário. Lançada pelo foguetão Ariane em 27 de Setembro de 2003, só agora chegou à Lua, ao cabo de 332 órbitas terrestres, cada uma ligeiramente mais alargada que a precedente, percorrendo um total de 84 milhões de quilómetros, com um consumo de 59 Kg de xénon no seu motor de propulsão iónica.
Ao longo da viagem, a Smart-One testou um sistema de navegação autónoma, utilizando uma câmara e um catálogo de objectos celestes, de modo a determinar sozinha as suas posições e velocidades. Sucesso garantido, assim como o novo sistema de transmissão laser que a liga à Terra a uma frequência mais elevada que o habitual, para permitir um maior número de dados.
A partir de Janeiro, quando estiver mais próxima da superfície lunar, vão entrar em acção uma câmara e três espectrómetros, com a missão de estudar a química do solo lunar, o polo Sul da Lua e, em particular, o pico da Luz Eterna, um ponto constantemente iluminado pelo Sol, localizado entre crateras cujos fundos, na perpétua obscuridade, poderão conter gelo.
Vamos esperar pelos resultados.

:: enviado por JAM :: 12/07/2004 05:24:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário