BRITEIROS: Memória da Bossa Nova <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 08, 2004

Memória da Bossa Nova

António Carlos Jobim é um dos nomes que melhor representam a música brasileira na segunda metade do século XX. Pianista, compositor, cantor, violonista às vezes, reúne a unanimidade quando se pensa em qualidade e sofisticação musical. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O disco "Canção do Amor Demais" (1958), de composições de Tom e Vinícius cantadas por Elizeth Cardoso e acompanhadas pelo violão de João Gilberto e orquestra é considerado um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das orquestrações, harmonias e melodias.
Tom Jobim foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova Iorque em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um de seus maiores sucessos e possivelmente a música brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema".
Ficou célebre a sua frase “Quero morrer aqui (no Brasil). É mais confortável morrer em português. Como é que você vai dizer para o médico, em inglês, que está sentindo uma dor no peito que responde na cacunda?”. Mas Jobim morreu mesmo em inglês, em Nova Iorque, no dia 8 de Dezembro. Faz hoje dez anos.
Ele que costumava dizer: “Morar em Nova Iorque é bom, mas é uma merda. Morar no Rio é uma merda, mas é bom.”

:: enviado por JAM :: 12/08/2004 10:13:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário