BRITEIROS: Nasceu mais um tabu <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, dezembro 17, 2004

Nasceu mais um tabu

A partir de ontem temos mais um tabu na vida politica portuguesa. Pinto da Costa declarou guerra a Rui Rio e deixa no ar a ameaça de ser candidato à Câmara do Porto.
Goste-se ou não de Rui Rio, temos que lhe reconhecer o mérito de tentar separar a politica do futebol. Sabemos como funciona: a Câmara oferece uns terrenos ao clube (ou subsidios, ou isenções), o clube compra jogadores, ganha uns jogos e, em troca, o presidente aparece nas fotografias. O povo gosta, aplaude e vota no presidente.
Rui Rio não quis ir por aí e penso que fez bem. Vai, provavelmente paga-lo caro. Se o Porto se quer afirmar como uma grande cidade e o centro de uma grande região não pode depender só dos resultados de um clube de futebol por muito importante que este seja. Barcelona (para dar só um exemplo) é muito mais que um clube, mesmo se o clube também faz parte da identidade da cidade.
Claro que estou consciente da importância do futebol para os portugueses (estou mesmo em crer que a depressão colectiva do país também tem que ver com o futebol rasca do Benfica, mas isso fica para outro dia) mas será que ter um clube campeão europeu e mundial implica que toda a colectividade tenha que o pagar?
Entretanto Pinto da Costa vai continuar a ameaçar ser candidato à Câmara do Porto. A ameaça tem funcionado no passado e, provavelmente, vai continuar a funcionar. Não creio que o concretize. Ou talvez sim. No fundo dá tanto jeito ser eleito pelo povo quando se tem problemas com a justiça ...
A coisa promete.

:: enviado por U18 Team :: 12/17/2004 10:06:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário