BRITEIROS: A partir de amanhã, a China vai vestir o mundo <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, dezembro 31, 2004

A partir de amanhã, a China vai vestir o mundo

Ironia do destino, a China é a grande vencedora da mundialização, que todos nós ajudámos a criar. A partir de amanhã, 1 de Janeiro, o mercado será inteiramente liberalizado, com a entrada em vigor de novas regras para o comércio internacional de produtos têxteis, fazendo com que o temido choque Norte-Sul se transforme, ao fim e ao cabo, numa guerra Sul-Sul.
Quando a supressão de quotas foi decidida, há dez anos, ninguém pensava que a China se desenvolveria tão depressa, e os insistentes apelos à liberalização do mercado corre agora o risco de se voltar contra os cerca de 40 países que vivem da exportação dos têxteis e que precisam do sistema de quotas para sobreviver. Entre eles, a Tunísia, a República Dominicana, o Guatemala, o Camboja, o Sri Lanka e o Nepal.
Nós, os países ricos, que pensávamos que seriamos os maiores perdedores, tivemos tempo para restruturar as nossas indústrias. E aqueles que o não fizeram, como Portugal, foi porque não tiveram capacidade política, nem visão estratégica para o fazer. Mas, o que vão fazer, por exemplo, a Ilha Maurícia ou Madagáscar, que importavam os tecidos europeus, chineses ou indianos, os cosiam nos seus “costureiros do suor” e os reexportavam para os países ricos?
Na Europa e nos Estados Unidos, muitas empresas vão aproveitar o fim das quotas para deslocalizar massivamente e para fazer chantagem sobre os salários. Os chineses fazem baixar ainda mais a fasquia do social e as Filipinas anunciaram já que a lei do salário mínimo não se aplicará ao sector das confecções, enquanto que o Bangladesh decidiu aumentar o número das horas extraordinárias autorizadas.
Os partidários do fim das quotas dizem que, no novo cenário, a eficiência das fábricas do sector vai aumentar e que os preços vão cair, principalmente para os consumidores do Ocidente, mas quem irá finalmente pagar o preço e quem serão os mais sacrificados?

:: enviado por JAM :: 12/31/2004 01:31:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário