BRITEIROS: Porquê a guerra? <$BlogRSDUrl$>








sábado, dezembro 25, 2004

Porquê a guerra?

Tradicionalmente tempo de amor e de paz, Natal é também propício a alguns instantes de reflexão sobre a guerra e as suas causas.
Jean-Paul Sartre dizia: “Quando os ricos fazem a guerra, são os pobres que morrem”. Esta fórmula resume tristemente a realidade. Mas também contem em si mesma duas questões: A primeira é, porque é que os ricos fazem a guerra? E a segunda, porque é que os pobres aceitam morrer por eles? A resposta à primeira questão necessita de uma análise muito séria do mundo em que vivemos. Que sistema económico é este, que nos domina? Porque é que ele chegou a esta situação de crise? De que maneira pode a guerra representar uma solução, para alguns? Será que é inevitável? Haverá alternativas?
Quanto à segunda questão, vem-me à memória uma história verídica que se passou durante a Primeira Guerra Mundial, na frente de combate de Yser, precisamente na véspera de Natal. Os soldados franceses, por tradição, ergueram uma árvore de Natal, iluminaram-na e prepararam-se para festejar a consoada na trincheira. Os soldados alemães, curiosos, tentaram aproximar-se para compreenderem o que se passava. Quando perceberam, resolveram também festejar o Natal, do seu lado. Naquele espírito, perderam o receio do inimigo e acabaram por juntar as duas festas. No dia seguinte, dia de Natal, fizeram um jogo de futebol, uns contra os outros. Findo o dia de Natal, e perante a fúria dos generais ao saberem do sucedido, os combates recomeçaram.
Em face desta história trágico-cómica, perguntamo-nos como é que os “grandes deste mundo” conseguem levar a matarem-se uns aos outros, pessoas que não anseiam por mais nada, a não ser voltar para casa... em paz.

:: enviado por JAM :: 12/25/2004 09:27:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário