BRITEIROS: Como se ganham eleições <$BlogRSDUrl$>








sábado, janeiro 15, 2005

Como se ganham eleições

No passado dia 30, o Washington Post publicou os resultados da primeira análise detalhada da Comissão Eleitoral Federal às contas das campanhas de Bush e Kerry. Tratou-se da mais cara campanha da História dos EUA, com 1,14 biliões de dólares para os republicanos e 1,08 biliões para os democratas.
A análise das contas concluiu que Bush começou a usar os seus fundos de campanha em Janeiro de 2001, ou seja, imediatamente após a tomada de posse. Desde então, a sua equipa de especialistas começou a elaborar uma base de dados, que permitiu fazer a tipologia completa da população eleitora.
A base de dados indicava, por exemplo, que enquanto os democratas bebem maioritariamente cognac, os republicanos preferem o whisky americano. Os democratas vão ao teatro, enquanto os republicanos vêem a televisão Fox News. Os republicanos assistem aos jogos de futebol universitário, e os democratas aos jogos da liga profissional...
Com base neste conjunto de dados, uma empresa de comunicação e marketing testou durante quatro anos um sistema que permitiu identificar os eleitores indecisos. Desde então, o dinheiro correu a rodos em mensagens de sensibilização destes eleitores: visitas de militantes ao domicilio, chamadas telefónicas, cartas e e-mails personalizados, que acabaram por se revelar super-eficazes na reeleição de George W. Bush.

O conhecido DailyKOS tira igualmente as lições desta análise do WashPost.

:: enviado por JAM :: 1/15/2005 01:57:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário