segunda-feira, janeiro 10, 2005
O carro em segunda mão
Durante a campanha eleitoral americana de 1960, entre Nixon e Kennedy, Mort Sahl – um comediante que escrevia discursos para JFKennedy – lançou esta frase referindo-se a Nixon : “Would you buy a second-hand car from this man?”
Nunca se saberá a importância exacta desta frase na derrota de Nixon. O que se sabe é que Richard Nixon sofria de um notório problema de imagem televisiva e que a campanha presidencial de 1960 foi a primeira onde a televisão teve um papel fundamental na escolha do candidato vencedor. A partir daí, a imagem, mais do que as ideias, passou a ser cada vez mais importante nas escolhas que a maioria das pessoas faz dos candidatos.
Deixou de interessar o é que um candidato pensa sobre a Educação, a Saúde ou o casamento dos homossexuais, ou mesmo, sei lá, a reprodução das abelhas. Vota-se por uma questão de confiança. Confia-se em alguém para fazer melhor – ou pelo menos não tão mal – que os precedentes. Aprendemos que os programas eleitorais, os slogans de campanha e os discursos fazem mais parte de uma qualquer estratégia de Marketing do que de ideias, princípios e convicções que se levarão à prática uma vez eleitos.
Agora que a campanha eleitoral vai começar em força, lembrei-me da frase de Mort Sahl e propus-me fazer o mesmo exercício. Peguei nas fotografias dos principais candidatos e, olhando atentamente para cada um, perguntei-me - A quem, de todos os candidatos, seria eu capaz de comprar um carro em segunda mão?
Continuo a olhar para as fotografias. Estou tramado ...
:: enviado por U18 Team :: 1/10/2005 01:44:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
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Isto está periclitante!De mfc, em janeiro 10, 2005 10:23 da tarde
Não há garantia que chegue!