sexta-feira, fevereiro 04, 2005
A solução é mesmo aumentar os impostos
Quando se fala tanto, em Portugal, em baixar os impostos, a Suécia (que é o país europeu com as mais altas taxas de impostos) tem em vista aumentar ainda mais as suas colectas fiscais de modo a satisfazer as vontades da população, que pretende ainda melhores serviços públicos. De acordo com as declarações do Ministro das Finanças, Pär Nuder, ao Financial Times, o aumento gradual dos impostos far-se-á ao longo dos próximos cinco a dez anos (isto é que é estabilidade governativa!). Em 2003 a taxa fiscal correspondia a 51,4% do PIB, sendo a média europeia de 41,5%, mas a Suécia é também o país europeu mais generoso em matéria de vantagens sociais.
Respondendo ao porta-voz da Confederação patronal sueca, que afirma ser impossível aumentar os impostos e assegurar a competitividade, num contexto de globalização, Pär Nuder responde que, contrariamente ao que dizem os manuais, a Suécia tem conseguido compatibilizar altas taxas de impostos com altas taxas de crescimento, lembrando que nos últimos dez anos o crescimento sueco tem sido superior à média europeia, tendo atingido 4% em 2004 e prevendo um valor acima dos 3% para este ano.
É evidente que os padrões culturais suecos são muito diferentes dos nossos. Recebi curiosamente, esta tarde, um e-mail de uma amiga brasileira, que conta a história de Um brasileiro na Suécia.
:: enviado por JAM :: 2/04/2005 11:42:00 da tarde :: início ::