BRITEIROS: Falemos de educação <$BlogRSDUrl$>








domingo, março 20, 2005

Falemos de educação

António Barreto, no seu habitual estilo provocador, debruça-se, no PÚBLICO de hoje, sobre os principais erros da educação portuguesa e aponta os respectivos sete pecados capitais:

DINHEIRO : A educação deve ser o sector da vida portuguesa onde mais se desperdiça e pior se gasta.
PROFESSORES : É possível que haja muitos milhares de professores a mais.
CENTRALIZAÇÃO : o Ministério da Educação tem o desplante de querer administrar, a partir de Lisboa, 12.000 escolas, mais de 200.000 professores e mais de milhão e meio de alunos.
MODAS : A adesão entusiasta a todas as modas que, sucessivamente, se vão criando para a pedagogia, a organização curricular, a gestão escolar, a avaliação e a elaboração de programas.
SISTEMA FECHADO : Ninguém é responsável perante ninguém.
INSTABILIDADE : Resulta directamente da gestão centralizada, da uniformização do sistema e da cumplicidade dos sindicatos que não querem que as escolas sejam da responsabilidade das autarquias.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA : É tudo menos democrática. A ser alguma coisa, é demagógica e corporativa. Mas desconfia-se que também não seja bem gestão. A gestão democrática das escolas é o princípio fundador da irresponsabilidade dos professores perante a comunidade.


PS: A blogosfera política tem andado um pouco “morna”, devido talvez à blindagem informativa em volta do novo governo e ao estado de graça em que, necessariamente, se encontra. Deixo-vos pois as polémicas reflexões de António Barreto (que vos convido a ler na íntegra) e... venha o debate.

:: enviado por JAM :: 3/20/2005 10:55:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário