BRITEIROS: A ONU atingiu o prazo de validade <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, março 21, 2005

A ONU atingiu o prazo de validade

Kofi Annan quer uma reforma profunda da ONU e não alterações pontuais. “Por mais liberdade e pelo desenvolvimento, segurança e direitos humanos para todos”, é o título do relatório de 63 páginas, ontem tornado público. Objectivos principais, alargar o Conselho de Segurança a outros países – para melhor reflectir a realidade do poder global – remodelar a Comissão dos Direitos do Homem e redefinir o que é o terrorismo, para acabar de vez com todas as justificações de resistência nacionalista.
Só que este relatório não traz nada de novo e apenas assenta na ideia de base que “não pode haver desenvolvimento sem segurança, nem segurança sem desenvolvimento, nem segurança e desenvolvimento sem respeito pelos direitos humanos”.
Numa altura em que as Nações Unidas estão na mira da crítica internacional, devido a uma sucessão de escândalos, e com a ameaça que paira sobre Kofi Annan de não chegar ao fim do seu mandato, previsto para o final de 2006, fica a impressão de que é preciso, a todo o custo, mostrar obra feita, mesmo que sejam propostas bolorentas e cheias de boas intenções.

:: enviado por JAM :: 3/21/2005 09:37:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário