BRITEIROS: Promessas e mais promessas <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, março 14, 2005

Promessas e mais promessas

A Comissão para a África, instituída pelo Primeiro ministro britânico, Tony Blair, entregou finalmente o seu relatório este fim de semana. A Comissão é constituída por 17 membros, maioritariamente africanos, entre os quais o Primeiro ministro da Etiópia, e conta também com o músico activista Bob Geldof. O relatório está cheio de boas ideias sobre aquilo que os países ricos podem fazer para ajudar o continente africano. Mas, uma coisa é certa, a África vai continuar a ser pobre até que os povos consigam expulsar todos os sistemas de corrupção e os respectivos governos medíocres.
O documento é convincente e honesto. Por um lado, os dirigentes africanos devem acabar com a corrupção, prestar contas às respectivos populações, através de orçamentos mais transparentes, criar um clima propício ao investimento, levantar as barreiras comerciais entre os países e abolir as taxas que os pobres têm que pagar para aceder à saúde e à educação.
Por outro lado, os países ricos devem duplicar as ajudas, suprimir os subsídios (à sua própria produção interna) e as taxas (sobre os produtos provenientes de África), anular a dívida, controlar o tráfico de armas para África e, sobretudo, as transacções duvidosas dos dirigentes africanos.

:: enviado por JAM :: 3/14/2005 12:34:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário