BRITEIROS: O tratado de não-proliferação nuclear <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, maio 03, 2005

O tratado de não-proliferação nuclear

Nas vésperas da reunião dos 189 países signatários do Tratado, a Coreia do Norte testou, no Domingo passado, um míssil de curto alcance e o Irão anunciou, no passado Sábado, a continuação provável das actividades de enriquecimento de urânio, que poderão ir até ao fabrico de uma bomba atómica.
Para o Financial Times, o TNPN é um dos tratados mais eficazes da História da humanidade. Desde a sua assinatura, houve mais países que abandonaram os programas de armamento atómico, do que aqueles que decidiram começar com um.
O Irão está decidido a “defender firmemente o seu programa nuclear civil”. Para isso, vai continuar a insistir sobre o direito de todos os países membros do Tratado a terem acesso à tecnologia nuclear “para uso não-militar”.
Durante a Guerra Fria, a posse de armamento nuclear fazia algum sentido, uma vez que agia como um factor de dissuasão à agressão por parte de outros Estados. Mas, com a queda da União Soviética, não só deixou de haver Estados dispostos a este tipo de agressão, como ainda, o combate à única ameaça mundial comum – o terrorismo – passa apenas pelos serviços de informação e pela polícia. Ou seja, como argumentámos aqui, não se combatem terroristas com armas nucleares.
Por conseguinte, o mundo inteiro deveria abandonar de vez a tecnologia nuclear, seja civil ou militar. Só que, o exemplo terá que vir de cima, do clube dos cinco Estados que possuem oficialmente a bomba atómica – Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China – países que continuam a aumentar os seus arsenais nucleares, numa atitude de perfeita hipocrisia. Ao proclamarem que protegem o mundo dos perigos da proliferação vindos do Iraque, da Líbia, do Irão e da Coreia do Norte, os dirigentes do clube dos cinco não respeitam as restrições do Tratado e continuam a avançar com planos para testar e desenvolver novas armas.


:: enviado por JAM :: 5/03/2005 12:09:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • vcs deveriam colocar uma copia do tratado, seria bem util p/ quem necessita realizar trabalhos c/ relaçaum a esse assunto

    De Anonymous Anónimo, em novembro 08, 2006 12:37 da manhã  
Enviar um comentário