BRITEIROS: Os senhores da verdade <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, maio 16, 2005

Os senhores da verdade

As acusações contra os guardas da prisão americana de Guantanamo sobre a suposta profanação do Alcorão para despertar a fúria dos prisioneiros suspeitos de terrorismo, existem há mais de um ano, mas o exército americano esperou até à semana passada para começar a investigação. Na sequência dessa “investigação”, o porta-voz do Pentágono, Lawrence DiRita, conseguiu “convencer” a Newsweek que essas alegações eram totalmente falsas e “não credíveis”.
O caso começou com um artigo publicado pela revista americana Newsweek, que não teve grande repercussão nos Estados Unidos, mas que explodiu como uma bomba quando foi citado pelos meios de comunicação dos países muçulmanos. A revista afirma que investigadores que examinam abusos na base militar norte-americana de Guantanamo descobriram que responsáveis por interrogatórios “colocaram livros do Alcorão nas casas de banho e puseram uma das obras na sanita, puxando depois o autoclismo”.
Hoje, a Newsweek publica um novo artigo, assinado pelo chefe de redacção, Mark Whitaker, no qual se pode ler que a fonte que inicialmente afirmara ter lido no relatório militar o incidente do Alcorão, afinal não tem a certeza de ter visto no relatório referências a tal incidente.
No entanto, em entrevista à Reuters, Whitaker declarou: “nós não dizemos que isso aconteceu realmente, mas também não podemos dizer que não aconteceu”.

:: enviado por JAM :: 5/16/2005 10:58:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário