BRITEIROS: Prognósticos só no fim <$BlogRSDUrl$>








sábado, maio 28, 2005

Prognósticos só no fim

Um pessimista é um optimista com sentido da realidade. Apesar das sondagens, apesar do desespero da maioria da classe política, apesar dos cenários que já se preparam em Bruxelas para o pós-referendo, só amanhã à noite acreditarei que o “Non” possa vencer. Ontem, as ultimas sondagens ainda indicavam uma percentagem de 20% de indecisos, o suficiente para o referendo cair para um lado ou outro.
O assédio mediático do Oui, nos últimos dias da campanha, acabará por ter algum efeito. Chirac fez um discurso solene em directo na televisão (sem contraditório, claro), fizeram vir Schroeder e Zapatero, os principais editorialistas apelaram ao Sim, o desequilíbrio em favor do Oui ainda foi mais escandaloso do que tem sido habitual. Veremos se chega.
Ao assistir a um pouco de tudo isto, fiquei a conhecer alguns argumentos espantosos a favor do Oui. Assim – e mesmo descontando que para situações desesperadas, argumentos desesperados – fiquei a saber que com esta Constituição a França será mais forte e mais influente na UE, que a Turquia não entrará (!?), que a França irá determinar a política externa europeia, que o canalizador polaco afinal não poderá trabalhar em França, que não haverá mais deslocalizações e que os franceses são os mais bonitos, os maiores e os mais fortes.
Em si, estes argumentos parecem ser apenas um caso de desespero. O problema é que estou convencido ser este o verdadeiro pensamento da maioria da classe política francesa. Talvez fosse bom avisar o resto dos países da União Europeia.
Agora já só resta esperar que os franceses acabem com isto tudo e que não só a maioria dos franceses votem Non, mas que votem de tal maneira que não haja sequer veleidades de repetir o referendo.
Era um favor que faziam ao resto da Europa.

:: enviado por U18 Team :: 5/28/2005 10:28:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário