BRITEIROS: Desporto nórdico <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 04, 2005

Desporto nórdico


(Clique sobre a imagem para aumentar)

Ora aqui está um desporto interessante para homens bem machos, de barba dura, e que, ao mesmo tempo, exige uma razoável perícia por parte das respectivas mulheres. Quando digo respectivas, não significa que se trate necessariamente das legítimas, visto que as regras do Campeonato do Mundo de Carregamento de Esposas autorizam o uso da mulher do próximo. Basta apenas que a mulher tenha mais de 17 anos e pese mais de 49 kg.
O Campeonato tem lugar, desde 1992, na primeira semana de Julho, na pequena cidade finlandesa de Sonkajarvi, a duas horas do Círculo Polar Árctico. O princípio é simples: trata-se de carregar com uma mulher às costas num percurso de 253,5 m alternando pedras, erva e asfalto e transpondo três obstáculos (um fosso cheio de água de 5 m de comprimento e 1,2 m de profundidade e ainda duas barreiras de 1 m de altura). As origens da prova estão associadas à História local: nos finais de séc. XVII, um bandido chamado Rosvo-Ronkainen, só aceitava no seu bando homens que tivessem conseguido roubar uma mulher nas aldeias das redondezas.
O campeão é o estoniano Margo Uusorg, que venceu a prova pela quarta vez consecutiva, com um tempo de 59 segundos. O segredo do sucesso de Uusorg deve-se ao modo inovador como consegue carregar o agradável fardo: de cabeça para baixo, com as pernas à volta do pescoço do jogador.
Como habitualmente, o vencedor recebeu um sofisticado telemóvel, no valor aproximado de 1.700 €, e ainda uma quantidade de cerveja equivalente ao peso da mulher que carregou. Ou seja, convém que a mulher não seja muito pesada, mas quanto mais pesada for... melhor é!

:: enviado por JAM :: 7/04/2005 10:52:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário