BRITEIROS: Miss apátrida <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, julho 22, 2005

Miss apátrida


(Clique sobre a imagem para aumentar)

A jovem Tashi Yangchen foi eleita Miss Tibete em Dharamsala, na Índia, onde vive uma numerosa comunidade de tibetanos exilados. Mas o seu título não é reconhecido oficialmente em lado nenhum. Tashi Yangchen não é “tibetana”, também não é chinesa, nem indiana. Os seus documentos de identidade definem-na como “apátrida”, como todos os tibetanos que, não podendo viver no seu país de origem, optaram por viver na Índia, ao lado do seu líder, o Dalaï Lama. A China ocupa as terras do Tibete há mais de cinquenta anos e não reconhece o Tibete como Estado.
Pequim teria proposto a Tashi Yangchen a utilização do título “Miss Tibete-China”, nas competições internacionais, mas a jovem recusou-se a representar outro país que não fosse o seu Tibete: “Fazer política não me interessa; o que eu quero é participar num concurso de beleza em nome do meu povo”.
As pressões diplomáticas da China têm impedido a jovem Miss de tomar parte nos concursos de beleza internacionais, o que, para um povo sem terra como os tibetanos, seria certamente um símbolo.

Leia também Beauty with Brains.

:: enviado por JAM :: 7/22/2005 09:27:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário