BRITEIROS: A ciência descobre a ressurreição <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, julho 21, 2005

A ciência descobre a ressurreição

Graças a uma versão elaborada de hipotermia, os cientistas do Safar conseguiram manter cães num estado de morte clínica, durante três horas, fazendo-os depois voltar à vida. O processo consiste em extrair do animal todo o seu sangue e encher-lhe as veias com uma solução salina e fria, que faz baixar a temperatura do corpo a 7 °C . Três horas mais tarde, o sangue do cão é re-injectado e o animal é reanimado por acção de um ligeiro choque eléctrico. Os cientistas do Safar esperam poder começar as experiências com seres humanos daqui a um ano.
Para já, o objectivo desta técnica é ganhar tempo no caso dos feridos que perderam demasiado sangue em consequência de acidentes ou de tiros, e fazer aumentar as suas possibilidades de sobrevivência durante o transporte ao hospital.
Esta possibilidade de ressuscitar um ser humano tem levantado uma enorme polémica entre os especialistas em questões éticas e espirituais que receiam que a passagem pela morte, ainda que breve, possa implicar a perda da alma ou transformar as pessoas em zombies.
É certo que, cada vez mais, a morte acontece quando o médico diz: “Não se pode fazer mais nada”. Mas também é verdade que, como dizia o filósofo Corliss Lamont, “não pedimos para nascer, e não pedimos para morrer. Porém nascemos e devemos morrer. Passamos a existir e deixamos de existir. E em nenhum dos casos o destino arbitrário aguarda a nossa ratificação do seu decreto”.

:: enviado por JAM :: 7/21/2005 08:59:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário