BRITEIROS: Veio mesmo a calhar <$BlogRSDUrl$>








sábado, julho 16, 2005

Veio mesmo a calhar

Apenas regressado de Gleneagles, da Cimeira do G8, o presidente americano afirmou, numa intervenção na rádio, que a guerra contra o terrorismo se estende das montanhas do Afeganistão às planícies do Iraque, acrescentando “vamos continuar na ofensiva e combater os terroristas no seu próprio território, para evitar que eles venham para o nosso”.
Ao associar os atentados de Londres ao combate americano, Bush quer apenas facilitar a renovação do seu Patriot Act. Segundo o Los Angeles Times, o presidente americano pretende legislar sobre essas medidas e torná-las permanentes. O “regresso” do terrorismo poderá igualmente ajudar Bush a impor o seu ministro da Justiça, Alberto Gonzales, para uma vaga no Supremo Tribunal. Na altura em que foi conselheiro da Casa Branca, Gonzales esteve na origem da legislação que permite hoje encarcerar os presumíveis terroristas sem os julgar, e ignorar a lei anti-tortura durante os interrogatórios. A presença de Gonzales no Supremo Tribunal daria sem dúvida à Administração Bush maior margem de manobra para continuar a restringir liberdades fundamentais.
O diário californiano precisa ainda que, se Bush quer agir, vai ter que fazê-lo rapidamente. É que, o efeito de um acontecimento como os atentados de Londres tem pouco impacto na sociedade americana. Basta dizer que, se um mês depois dos 11 de Setembro, 50% da população considerava a luta anti-terrorista uma prioridade, no mês passado apenas 9% pensavam assim.

:: enviado por JAM :: 7/16/2005 08:30:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • O governo PS já respondeu ao pedido de esclarecimento do PCP acerca do avião da CIA estacionado no aeroporto Sá Carneiro?
    É evidente que não!!!
    E duvido que esclareça alguma coisa!!!
    QUEM CALA, CONSENTE!!!

    De Anonymous Anónimo, em julho 16, 2005 1:44 da tarde  
Enviar um comentário