BRITEIROS: Irão, o regresso do nuclear <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, agosto 04, 2005

Irão, o regresso do nuclear

A decisão do Irão de recomeçar as experiências nucleares no complexo de Ispahan tem tudo de uma declaração de guerra. Os moderados favoráveis às concessões mais alargadas ao Irão, como a França e a Alemanha, estão manifestamente fora de si. A carta execrável que Joschka Fisher enviou a Teerão para pedir desculpas pelas declarações do seu colega do Interior, Otto Schily, que se interrogara sobre o passado terrorista e sanguinário do novo presidente Ahmadinedjad, acabou por não servir para nada.
A interpretação é simples: o Irão nunca teve intenções de renunciar minimamente ao desenvolvimento de uma arma nuclear. Sobretudo agora que, por um lado, os Estados Unidos têm demasiado que fazer no Iraque para se darem ao luxo de abrir uma nova frente de guerra e, por outro lado, a evacuação da faixa de Gaza por Israel e o reacender das actividades da Al-Qaeda não vão deixar qualquer disponibilidade ao Tsahal israelita para poder usar de represálias.
Neste buraco de vulnerabilidade do Ocidente, o Irão conseguiu ainda assegurar o veto combinado da Rússia e da China no Conselho de Segurança. Tudo isso, associado à forte conjuntura petrolífera internacional, coloca o poder iraniano ao abrigo de qualquer tipo de arma económica séria.
Assim, o Irão não parece nada preocupado com o isolamento internacional que se avizinha. Para além das reservas de petróleo e gás natural, que lhe vão permitir passar o Inverno sem problemas, os amigos de Khameni (que continua a ser quem manda no país) estão preparados para lançar o sanguinário e populista Ahmadinedjad na primeira linha para servir de bode expiatório. Ou seja, só a crise interna do regime poderá constituir uma ténue esperança de obstáculo ao avanço da opção nuclear do Irão.

:: enviado por JAM :: 8/04/2005 09:51:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Está tudo muito bem, mas quem são os padrastros desta "coisa"?
    Sem dúvida...os USA!!!

    De Anonymous Anónimo, em agosto 04, 2005 10:11 da tarde  
  • É uma atitude lógica.
    Se eles não se defenderem, quem os acudirá se forem invadidos por americanos, em busca dos seus petróleos que parecem escassear no Mundo?
    È tão evidente essa ameaça que ninguém já a vê!

    De Anonymous Anónimo, em agosto 05, 2005 8:04 da manhã  
Enviar um comentário