BRITEIROS: Nada de novo na frente ocidental <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, agosto 16, 2005

Nada de novo na frente ocidental

Acabado de sair de um período de intensa actividade profissional (infelizmente não estou em condições de me demitir por cansaço), tento recuperar a actualidade perdida.
Nada de novo na frente ocidental: o País continua a arder, como acontece todos os anos por esta altura. Os jornais dizem que área ardida é menor que a do ano passado, como todos os anos por esta altura. As televisões mostram gente desesperada, bombeiros em calças de ganga e o popular que tenta apagar as chamas com a mangueira do quintal, como todos os anos por esta altura. O primeiro-ministro continua de férias longe da maçada e o Governo que resta afirma que a culpa é do calor e do Governo anterior, como todos os anos por esta altura.
A classe política continua a renovar-se e propõe-nos escolher entre Mário Soares e Cavaco Silva para presidente. Os autarcas renovam-se distribuindo Isaltinos, Felgueiras, Valentins e Torres pelo país fora.
A “silly season” está no auge e o resto do País que não arde festeja, faz festivais e vai a concertos rock. O Presidente dá uma ajuda e condecora quatro rapazes irlandeses de calças de ganga e chapéu na cabeça. O Governo aproveita o marasmo e nomeia sábios para as empresas públicas. O País não liga e só quer saber se o Miguel consegue rescindir o contrato, que craque desconhecido o Benfica vai contratar, se o Sporting continua a jogar bem e a perder ou se o Porto continua a destruir a equipa. Como todos os anos por esta altura.

Entretanto, lá por fora, o mundo continua a ser um lugar perigoso. O Irão teima em fazer do nuclear um novo argumento teológico com a ajuda de negociadores da UE, Israel sai de Gaza para ficar na Cisjordania e solta todos os extremistas, a turba de “libertação” do Iraque continua a matar muitos iraquianos e alguns soldados americanos, um chefe de seita religiosa vem, das montanhas do Afeganistão e de kalashnikov na mão, dizer-nos que a guerra já está nas nossas cidades e o Sr. Mugabe destrói alegremente o país enquanto espera a ajuda ocidental para combater a fome. Mas que importância tem tudo isto comparado com o exílio forçado de Figo em Milão, por não o deixarem jogar em Madrid ?

Agora vou de férias. Sem jornais, sem rádio, sem televisão. Só livros, muitos livros. Pode ser que a ficção seja menos deprimente que a realidade. Difícil, quando um dos livros que se leva na bagagem conta como Mao conseguiu diminuir a população chinesa. Em nome da humanidade, claro.

:: enviado por U18 Team :: 8/16/2005 12:03:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Já não sei quem é que disse que um pessimista é apenas um optimista realista. Subscrevo. Quanto ao resto - Islão, Iraque, Irão – não creio que confunda assim tanto as coisas. Apenas uma opinião, claro. Lá voltaremos, com mais calma e tempo. Quanto a Israel, francamente não sei. Cheira-me a esturro esta saída de Gaza. Os extremistas palestinianos não ficarão satisfeitos e os extremistas judaicos tão pouco. Quem roubou quem é uma estória que se perde na bruma da História. Não me parece que por aí se vá algum lado.
    Agora perdoem-me mas vou mesmo de férias. Até Setembro e um abraço para todos.

    De Blogger U18 Team, em agosto 16, 2005 7:30 da tarde  
Enviar um comentário