BRITEIROS: Misérias de Setembro <$BlogRSDUrl$>








domingo, setembro 11, 2005

Misérias de Setembro

Setembro de 2001 mostrou ao mundo a vulnerabilidade dos americanos face ao que os homens têm de mais horroroso. Setembro de 2005 mostrou a sua vulnerabilidade face ao que a natureza tem de mais trágico. E, num e noutro, ficou à vista o desprezo da maior superpotência mundial pelo valor da vida humana.
O correspondente em Washington do jornal francês Libération conta no seu blog que no dia em que saiu do abominável inferno do Superdome de Nova Orleães, deu boleia a um casal que já tinha tentado sair da cidade a pé, mas tinha sido obrigado a voltar para trás pela polícia que, sobre a ponte do Mississippi, impedia os refugiados de acederem à cidade vizinha de Gretna. O chefe da polícia dessa cidade dormitório de 18 mil habitantes recusara-se a prestar auxílio às vítimas, alegando que “não tinham refúgios para tanta gente”. E por isso usaram as armas e os cães para barrar o caminho dos que pretendiam fugir do inferno.
Outros testemunhos confirmaram posteriormente a barbaridade presenciada pelo jornalista francês, que conclui com a terrível constatação de que, para muitos americanos, a propriedade está acima da vida humana.

:: enviado por JAM :: 9/11/2005 11:08:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário