domingo, setembro 04, 2005
Os miúdos não fazem perguntas

Muitas vezes, o aluno ficava a olhar para a flor como boi para palácio, visivelmente ignorante das respostas, e aí o velho professor zangava-se e dizia-lhe: “Interroga a planta!... Interroga a planta!”
Vem isto a propósito do artigo de hoje de Alice Vieira no Jornal de Notícias que constata, a partir duma entrevista ao prof. Sobrinho Simões, que, nos outros países, os miúdos são educados a perguntar, a olhar, a resolver problemas, a apalpar, a cheirar. Mas, os nossos alunos, em vez de pesquisarem, copiam integralmente o que encontram na Net e, em vez de discutirem e de fazerem perguntas, não fazem mais do que decorar o que é preciso.
:: enviado por JAM :: 9/04/2005 11:22:00 da manhã ::


1 comentário(s):
-
Eu tive uma professora de biologia que adorava, porque ela em vez de se limitar a "ensinar" obrigava-nos a "aprender". Dava-nos trabalho para fazer e aprendermos por nós próprios, e nunca se limitava a debitar matéria. Nunca tive que a avaliar, mas se tivesse, dava-lhe 5 estrelas ;). Até podia nem ser a melhor professora do mundo, mas que foi a melhor que alguma vez tive, isso foi.De snowgaze, em setembro 05, 2005 1:05 da tarde