domingo, setembro 04, 2005
Os miúdos não fazem perguntas
No liceu, tinha um professor de Ciências Naturais que costumava entrar na sala de aula com um pequeno ramo florido, que utilizava para interrogar os alunos. Chamava um, ao acaso, ao quadro, passava-lhe uma flor para a mão e perguntava-lhe: “Onde estão os estames?”, “Onde está o gineceu?”.Muitas vezes, o aluno ficava a olhar para a flor como boi para palácio, visivelmente ignorante das respostas, e aí o velho professor zangava-se e dizia-lhe: “Interroga a planta!... Interroga a planta!”
Vem isto a propósito do artigo de hoje de Alice Vieira no Jornal de Notícias que constata, a partir duma entrevista ao prof. Sobrinho Simões, que, nos outros países, os miúdos são educados a perguntar, a olhar, a resolver problemas, a apalpar, a cheirar. Mas, os nossos alunos, em vez de pesquisarem, copiam integralmente o que encontram na Net e, em vez de discutirem e de fazerem perguntas, não fazem mais do que decorar o que é preciso.
:: enviado por JAM :: 9/04/2005 11:22:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
-
Eu tive uma professora de biologia que adorava, porque ela em vez de se limitar a "ensinar" obrigava-nos a "aprender". Dava-nos trabalho para fazer e aprendermos por nós próprios, e nunca se limitava a debitar matéria. Nunca tive que a avaliar, mas se tivesse, dava-lhe 5 estrelas ;). Até podia nem ser a melhor professora do mundo, mas que foi a melhor que alguma vez tive, isso foi.De snowgaze, em setembro 05, 2005 1:05 da tarde