quinta-feira, setembro 01, 2005
À tomatada
Sempre achei que os “nuestros hermanos” têm às vezes uns costumes um pouco estranhos. Imaginem que ontem teve lugar em Buñol, na região de Valência, uma “festa” a que chamam a Tomatina e durante a qual se divertiram a atirar cerca de 130 toneladas de tomates maduros uns aos outros. Parece que a tomatada dura cerca de uma hora e que no fim vão todos tomar banho ao rio ou nas casas de banho municipais.Não se sabe ao certo qual a origem desta estranha forma de divertimento que ocorre anualmente, mas provavelmente as suas origens datam dos anos 40 depois de uma batalha de tomates entre alguns amigos.
Trata-se de uma tradição como outra qualquer e cada um diverte-se como pode. Segundo consta esta tomatada gigantesca é até benéfica para as fachadas das casas porque a acidez do tomate reaviva a cor branca das mesmas se estas forem lavadas com um jacto de água a seguir. A festa, pelos vistos, não agrada só aos nossos vizinhos porque entre os 40000 participantes havia grande quantidade de turistas estrangeiros.
Confesso que veria uma certa possibilidade de me divertir com um acontecimento deste género, se o alvo da tomatada gigantesca fossem os nossos políticos nacionais, do passado e do presente. Nesse caso precisaríamos de algumas valentes toneladas de tomates adicionais porque imagino que uma grande parte dos portugueses quereria participar na festança.
:: enviado por Anónimo :: 9/01/2005 08:55:00 da manhã :: início ::