BRITEIROS: O renascer das cegonhas brancas <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, agosto 30, 2005

O renascer das cegonhas brancas

Li na edição de ontem do jornal Le Monde que o número de cegonhas brancas se multiplicou por cinco no nosso país durante os últimos 20 anos passando de 1500 em 1984 a 7685 em 2004.

O jornalista explica que este renascer desta espécie que esteve ameaçada de desaparecimento no nosso país se deve principalmente a 2 factores : os esforços das companhias de electricidade, entre as quais a EDP, para reduzir os riscos de electrocussão das cegonhas e a introdução nas nossas zonas húmidas de lagostins da Luisiana que se reproduzem muito facilmente e que as cegonhas brancas muito apreciam para a sua alimentação.

Fiz uma descoberta. Há bastante tempo que me intrigava o facto de os meus filhos durante as férias irem para os riachos da aldeia pescar lagostins com os primos. Isto intrigava-me porque quando eu era miúda apanhávamos nesses mesmos riachos sobretudo enguias e sempre me perguntei através de que milagre as enguias se tinham transformado em lagostins. Agora fiquei a saber que os lagostins foram introduzidos intencionalmente e que têm permitido a cerca de 4000 cegonhas brancas passar o inverno em Portugal evitando-lhes a migração até ao norte de África.

Por outro lado, as pessoas da aldeia é que não gostam lá muito dos lagostins (e na sua maioria suponho que desconhecem como eu que eles foram introduzidos intencionalmente) que, segundo dizem são uma autêntica praga para os arrozais. Temos notado ultimamente, sobretudo os meus filhos, que os lagostins estão em vias de desaparecimento na nossa região.
Suponho que se esteja a tornar urgente encontrar uma forma de conciliar a alimentação das cegonhas com os interesses dos agricultores destas regiões. Se isto não acontecer, imagino que, a breve prazo, o número de cegonhas brancas poderá começar a diminuir novamente.

:: enviado por Anónimo :: 8/30/2005 10:24:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário