BRITEIROS: Fomos roubar ao Abrupto <$BlogRSDUrl$>








domingo, agosto 28, 2005

Fomos roubar ao Abrupto

Retalhos de comentários de leitores do Abrupto (com a devida vénia):

"Adicionalmente, muito se tem falado da limpeza das matas privadas. Segundo o Presidente, estas serão 90% da nossa floresta. No entanto, este ano arderam zonas de reserva natural, como na Serra da Estrela, no Alvão ou Montezinho (apenas para dar alguns exemplos). De toda a área ardida, que percentagem pertence ao Estado? Este só poderá dar-se como exemplo se essa percentagem for muito menor do que a proporção que detém da nossa floresta. Gostaria de conhecer esse número, que ainda não vi na comunicação social."

"Pessoas como ela (a maioria das quais vive sozinha) não têm forças nem dinheiro para fazer limpezas nenhumas - e garanto que bem gostariam, não precisariam de as obrigar!
Mesmo que pudessem pagar (com ou sem subsídios), não há, na região, gente para isso, como também não há para as vindimas, para a apanha-da-azeitona, para o pastoreio, etc."

"Há sim uma manifesta incapacidade e bom senso na analise e prevenção da situações.E também uma falta de competencia...bastou ver o ar dos nativos quando os policias-bombeiros da Germania chegaram lá e arregaçaram as mangas e apagaram os fogos, tipica atitude de basbaque tuga.
Não há é real interesse em resolver o problema pelos meios mais correctos da prevenção e vigilância mais adequada humana e tecnologica."

"Mas...e os técnicos desta área já se pronunciaram? Inquieta-me saber que os experts florestais, associados à gestão e conservação, controle de fogos e afins, não tenham nada para dizer!...temos várias escolas de engenharia florestal, criaram-se agências, fazem-se estudos sobre as zonas em risco, fazem-se inventários do coberto vegetal e nada se conclui sobre a possibilidade de medidas preventivas? que tipo de informação produzem estes técnicos? Qual a sua validade? Não deveriam ser estes estudos a base para qualquer acção a tomar?"

"Ontem à noite a RTP 1 abre o alinhamento do Telejornal, inevitavelmente, com o País a Arder. António Vitorino abre o seu espaço de comentário com: o Papa !!!! Deus me perdoe (se exixtir) e os católicos também. Senti-me tão indignada que mudei imeditamente de canal. Quando lá voltei para espreitar se a coisa desenvolvia para o País a Arder, acertei, mas foi sol de pouca dura. Vitorino disse umas patacuadas banais sobre eucaliptos e pinheiros, sobre a necessidade de as pessoas limparem as matas. A única coisa que me animou foi que, segundo este senhor, ainda não chegámos ao número desastroso de hectares ardidos em 2003. Em 2003, sim, é que foi."

:: enviado por Manolo :: 8/28/2005 04:30:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário