BRITEIROS: Ai Portugal, Portugal... <$BlogRSDUrl$>








domingo, agosto 28, 2005

Ai Portugal, Portugal...

Os jovens portugueses que foram ver o Papa à Alemanha levavam várias bandeiras nacionais, alguns vestiam camisolas da selecção nacional e, perante as televisões, gritaram muitas vezes “Portugal! Portugal!”.
Antes de mais, não compreendo que, estando Deus em toda a parte (dizem), se vá à Alemanha para ver um homem, que pode ser tão infalível quanto quiserem, mas não é Deus. Depois, não seria mais coerente que, em vez deste tipo de reuniões/manifestações (para provar que são muitos? Para provar que a Igreja tem futuro?), cada um deles, sózinho ou associado a outros, estivesse no seu posto quotidiano, amando o próximo e dando exemplo?
Quanto aos símbolos nacionais, os jovens estavam lá como católicos ou como portugueses? E foram lá louvar a Deus (ainda que tendo como intermediário o Papa) ou para afirmarem o orgulho de serem portugueses (é fixe ser tuga…) e a convicção de que o “nobre povo, nação valente e imortal” ainda há-de levantar “hoje de novo o esplendor de Portugal”? E acham realmente que podemos ter orgulho em sermos o que somos, como somos, em termos o país que temos?...Palavra de honra?... Acham que é por se ser acrítico com o país que se gosta mais dele e que se consegue melhorá-lo? Não terá sido este excesso de auto-estima que nos trouxe a este ponto em que hoje nos encontramos?...É preferível não ver, não ouvir, não abrir a boca senão para cantar hossanas?...
Hoje (ouvi no telejornal da SIC) a GNR-BT publicou os números relativos aos condutores portugueses que, em operações-stop, apresentaram excesso de álcool no sangue:
Desde Janeiro deste ano, foram 11.086 os apanhados com mais de 0,5 gramas por litro;
e destes 11.086, 3.878 foram detidos porque tinham mais de 1,2 gramas por litro.

:: enviado por Manolo :: 8/28/2005 10:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário