BRITEIROS: Alopatia versus homeopatia <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, agosto 31, 2005

Alopatia versus homeopatia

Não sei se posso dizer que tenho um espírito cartesiano. Há alguns anos atrás tinha tendência para acreditar cegamente em tudo o que fosse cientificamente provado. Hoje em dia, à medida que a idade vai avançando, dou-me conta, cada vez com mais frequência, que desde que uma teoria científica consegue provar irrefutavelmente qualquer coisa, mais cedo ou mais tarde, haverá uma outra teoria científica que provará o contrário. Por isso, actualmente tenho tendência a ser como o S. Tomé : ver para crer.

Isto tudo vem a propósito de um estudo publicado no prestigioso jornal britânico The Lancet a propósito da eficácia comprovada, ou não, dos tratamentos por homeopatia. O The Lancet publica agora um estudo feito por cientistas suíços et britânicos que conclui que a eficácia da homeopatia não é superior à de um placebo. Isto claro está depois de, por exemplo, em 1994 o mesmo jornal ter publicado um outro estudo que concluía o contrário.

Pois eu a propósito deste assunto gostaria de partilhar mais uma história que envolve os meus filhos. Quando o meu filho mais velho tinha 18 meses começou com um problema de saúde, não muito grave, e comecei a andar de médico em médico. A minha vida tornou-se bastante complicada visto que o problema provavelmente era de origem alérgica, mas não se conseguia descobrir a que produtos. Os médicos recomendavam que retirasse sucessivamente da alimentação do bebé todos os produtos que são susceptíveis de provocar alergias. Suponho que estão a imaginar o difícil que era de gerir e, sobretudo, nunca tive quaisquer resultados. Voltei-me então para a homeopatia. O que é certo é que desde que o miúdo começou a tomar as bolinhas de açúcar, que pensava serem bombons, a situação melhorou bastante e ao fim de pouco tempo os sintomas desapareceram. O tratamento durou cerca de um ano. Fiz três ou quatro interrupções do tratamento durante esse período e assim que parava os sintomas voltavam. Recomeçava o tratamento e os sintomas paravam novamente. Ao fim de cerca de um ano fiz uma nova interrupção e desta vez os sintomas não voltaram a aparecer, até hoje. O meu filho tem agora 15 anos.

Aconteceram-me entretanto outras “success stories” com a homeopatia, mas como me aconteceram a mim própria, ou aos meus filhos depois de mais crescidos, suponho que nesses casos poderíamos entrar nas estatísticas do efeito de placebo.

:: enviado por Anónimo :: 8/31/2005 11:14:00 da manhã :: início ::
4 comentário(s):
  • Pois.
    É um facto que a homeopatia consegue resultados surpreendentes.
    É um facto que à luz dos nossos conhecimentos científicos e do método experimental é difícil explicar os princípios hamemalianos, as diluições centesimais dinâmicas.
    Também por estas duas, é um facto que a homeopatia é terreno fácil para burlões.

    Para casos graves halopatia, sem dúvida.

    Na Homeopatia ou na Halopatia recorrer sempre a médicos e farmacêuticos idóneos e nunca a "habilidosos".

    De Blogger Peliteiro, em setembro 01, 2005 1:59 da manhã  
  • Se queria mesmo descobrir a Verdade nunca deveria ter apenas parado / interrompido o tratamento, mas sim substitui-lo por bolinhas de açucar em tudo identicas menos o produto "activo".
    Para ser mesmo perfeita deveria pedir a alguém de fora que lhe fornecesse as bolinhas sem lhe dizer se eram "remédio" ou não em series de 1 ou 2 meses. Ao fim de um ano compararia as datas de acalmia ou exacerbação dos sintomas com os registos desse elemento exterior!
    Não há outra forma de tirar conclusões válidas!
    Garanto-lhe que a homeopatia NÃO passa neste tipo de teste.

    De Anonymous Anónimo, em setembro 01, 2005 10:20 da manhã  
  • É um facto curioso e interessante o homeopático ter igual efeito ao placebo, se assim for, o efeito placebo tem a capacidade de equilibrar o SI (caso anterior), algo que um químico muito dificilmente fará, pelo menos sem provocar no mínimo, outros efeitos indesejáveis.

    Assim sendo, sugiro que se abandonem as terapias hospitalares, de substâncias injectáveis, etc, e se administrem outras placebo, cujos resultados serão certamente bastante mais positivos e menos danosos.

    De Anonymous Anónimo, em julho 29, 2007 12:47 da tarde  
  • Existem pessoas que reagindo a medicamentos homeopáticos,outras não....
    Pessoas com comentários defendendo
    efeito placebo dos homeopáticos,
    assim o fazem,pelos motivos:
    a)A pessoa não reagiu aos medicamentos, por que não houve acerto do medicamento que necessita.
    b) Tem certa adaptação e resitencia física a medicamentos alopáticos onde há normalmente uma dosagem grande de substâncias quimicas, que inclusive pode enfraquecer pessoas mais sensíveis.então se acham que alopatia resolve todo o problema delas por que aderir a homeopatia.
    c)Estão na defensiva a favor da venda de alopáticos, já que o sistema médico desde a universidade é altamente mercantilista,e não visa o doente e sim o mercado....

    De Anonymous Anónimo, em maio 02, 2008 6:08 da tarde  
Enviar um comentário