BRITEIROS: Docas <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, outubro 14, 2005

Docas

Depois de muita controvérsia, Rachel Whiteread abriu ao público o seu embankment, na Turbine Hall da Tate Modern em Londres: 14 mil caixas em polietileno empilhadas, criando uma espécie de labirinto, num enorme espaço de 155 metros de comprimento por 35 de altura. A difícil aposta parece ter agradado à crítica de arte Adrian Searle que a considera uma obra espectacular e, ao mesmo tempo, rica e subtil. Whiteread já era considerada uma das mais famosas artistas plásticas britânicas. A presente obra torna ainda mais profundo o seu estilo.
O Estadão lembra que a artista despontou nas artes britânicas nos anos 80, tendo ganho o prémio Turner, considerado o mais importante da arte britânica, em 1993, pela sua escultura House – uma réplica em tamanho natural de uma casa em ruínas na região leste de Londres.
Para o ABC, as caixas têm a ver com a ausência e particularmente com a memória que lhe está associada. Aqueles que, por razões profissionais, ou outras, são obrigados a viajar frequentemente, mudando de casa em casa, conseguem extrair deste ambiente de caixotes um reflexo da sua própria experiência.

:: enviado por JAM :: 10/14/2005 10:40:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário