sexta-feira, outubro 07, 2005
Enterrar Lenine
O New York Times debruçou-se sobre a questão, lembrando que já na altura em que esteve no poder, Ieltsine não conseguiu convencer os russos a aceitarem a mudança do fundador da União Soviética para fora da sua praça de honra. Agora, foi um colaborador directo de Putine, Gueorgui Poltavchenko, que relançou o debate afirmando que era altura de enterrar Lenine.
A imagem de Lenine está mais do que nunca rodeada de controvérsia. Herói ou monstro, revolucionário ou assassino, arquitecto de uma grande e ambiciosa experiência social ou oportunista que criou, com os seus camaradas, um Estado policial totalitário.
A rádio “Ecos de Moscovo” tem realizado sondagens que revelam que mais de dois terços dos russos pensam que não só Lenine, mas também todas as outras personalidades soviéticas, devem deixar a praça Vermelha. A última palavra, como sempre, caberá a Putine, o que leva o NYT a achar que a proposta de Poltavchenko não passa de um balão de ensaio lançado pelo presidente.
:: enviado por JAM :: 10/07/2005 06:29:00 da manhã ::


1 comentário(s):
-
Que o enterrem ao lado de Margaret Thatcher, Ronald Reagan, Augusto Pinochet, Fidel castro, Mao Tse Tung, Staline,... todos numa vala comum...De , em outubro 07, 2005 9:12 da manhã
Entre radicais neoliberais e socialistas extremistas, venha o diabo e escolha... nenhum!
Mal por mal, contento-me com o Socrates!