BRITEIROS: O ponta de lança da direita europeia <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, novembro 18, 2005

O ponta de lança da direita europeia

A Comissão Europeia tomou posse em 18 de Novembro de 2004 e, após um ano no poder, não conseguiu melhorar a sua imagem. Bem pelo contrário, é hoje considerada uma equipa sem envergadura, politicamente incoerente e demasiado obediente aos governos e ao mundo dos negócios. Daniel Cohn-Bendit, chefe dos verdes europeus, classifica Durão Barroso como “um camaleão feliz: um liberal que muda de cor em função dos interlocutores, para melhor vender a sua banha da cobra, e que não tem ninguém à sua frente para o contradizer”.
Ao jeito de balanço deste primeiro aniversário, a Libre Belgique lança mão da metáfora futebolística:

Bastou um ano para que José Manuel Barroso trocasse a camisola de defesa pela de um avançado. Um ano a sofrer golos, a fintar sem marcar, sem conseguir concretizar nem um dos seus contra-ataques. Hoje, o homem dá impressão de ter encontrado as boas marcações no jogo europeu, de empregar uma combatividade mesmo sem conseguir ousar a audácia.
O homem pretende ser um dinamizador de jogo, provocar os Estados. O honesto intermediário que queria ser está convencido que reposicionou a Comissão no centro do processo europeu. As críticas continuam no entanto a chover: pouca audácia, pouca legislação, pouca fé europeia.
Então o Português agarra-se ao lugar. Quando se lhe fala em demissão, remata que seria uma grande perda para a Europa. E desata a rir.

:: enviado por JAM :: 11/18/2005 09:57:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário