BRITEIROS: A propósito de Quioto <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, dezembro 15, 2005

A propósito de Quioto


A redução de emissões de gases de efeito de estufa talvez nem sempre seja assim tão complicada quanto parece. O que falta muitas vezes é a vontade política e coragem para contrariar os grupos de pressão da indústria petroleira.

Na Inglaterra, por exemplo, existe um projecto de complexo habitacional que se intitula BedZED (Beddington Zero Energy Development). Os ingleses dizem que é uma “carbon neutral communitity”.

Trata-se de um complexo que irá utilizar unicamente energias renováveis produzidas localmente e que serão utilizadas nas cerca de 100 casas e apartamentos e nos 1.600m² de espaço destinado a escritórios.

Este complexo constitui um exemplo de boas práticas no que diz respeito ao meio ambiente. Inclui, entre outras, as características seguintes:

- utilização de materiais de construção de origem natural, que sejam renováveis ou reciclados, e de proveniência local.
- uma unidade de produção que combina produção de electricidade e de aquecimento e que abastece a totalidade do empreendimento a partir de resíduos vegetais
- um design que permite economias de energia: todas as casas e apartamentos estão orientados a sul para permitir utilizar ao máximo o aquecimento solar e isto é combinado com uma excelente isolação dos mesmos
- instalações de economia de água que permitem reduzir o consumo de cerca de um terço e utilização da água da chuva e de água reciclada
- um plano de transportes verde que tem como objectivo reduzir ao máximo a utilização do carro (através de disponibilização no empreendimento da maior parte dos serviços de utilização regular – lojas, serviços administrativos, etc), assim como possibilidade de utilização colectiva de carros
- instalação de caixotes de lixo adaptados para a separação de lixo em todas as casas.

Como é fácil de ver, nada disto é muito complicado ou hiper-sofisticado. Basta um pouco de imaginação e vontade política.

O mais engraçado é que este tipo de habitações acaba por ficar mais barato que a construção tradicional, sobretudo tendo em conta as economias realizadas a longo prazo com a redução dos gastos mensais de energia.

Proponho que estas regras simples sejam tornadas condição obrigatória para a obtenção de uma licença de habitação em todos os países da União Europeia. Seria pelo menos um bom princípio se bem que não resolvesse o grande problema das emissões de gases de efeito de estufa maioritariamente provocadas pela indústria.

:: enviado por Anónimo :: 12/15/2005 09:33:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário