BRITEIROS: Coragem para 2006 <$BlogRSDUrl$>








domingo, janeiro 01, 2006

Coragem para 2006

Os desafios de cada ano que começa são sempre aumentados de tudo aquilo que não foi visado com suficiente coragem nos anos precedentes. Por isso, no momento em que se renovam promessas para um Ano Novo, é importante não só que as promessas que fazemos se possam cumprir, mas também que elas correspondam aos verdadeiros desafios que temos pela frente.
Será preciso, antes de mais, aprender os gestos de solidariedade, não só planetária, para com as vítimas das catástrofes humanitárias, mas sobretudo local, para com aqueles que vivem junto de nós. Os desequilíbrios climáticos vão certamente dar muito que falar, mas também os desequilíbrios económicos vão provocar o aumento das muitas formas de escravatura dos tempos modernos e agravar o número de seres humanos que se sentem excluídos e inúteis.
O petróleo barato acabou-se definitivamente e a curva do desenvolvimento mundial está a cruzar-se com a do esgotamento dos recursos. Como se a humanidade tivesse atingido todos os máximos possíveis nas trocas comerciais, no desenvolvimento urbano, na esperança de vida, no nível global de instrução, e todas essas curvas tivessem começado a inverter-se e a regredir.
Será que, até agora, temos vivido acima dos nossos meios? Será que os padrões de vida que temos levado são impossíveis de manter? Será inevitável esta nova era de grandes dificuldades que se aproxima?
Talvez não seja. O problema actual da humanidade parece ser mais a falta de coragem. Não vivemos propriamente uma crise de identidade, mas sim uma ausência total de audácia para retomarmos os gestos dos nossos pais e inventarmos algo de novo. Não são os bens nem a felicidade que nos faltam, mas apenas essa gratidão que abre o desejo de os partilhar, de os comunicar, e é só essa partilha que poderá fazer deles algo de feliz neste Novo Ano e nos que virão a seguir.

:: enviado por JAM :: 1/01/2006 11:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário