BRITEIROS: Give peace a chance <$BlogRSDUrl$>








domingo, fevereiro 26, 2006

Give peace a chance

É praticamente impensável esperar que o fim de uma organização terrorista, como a ETA, se produza por simples desaparecimento ou por magia. O normal é que, ao chegar ao fim, exista algum tipo de diálogo entre a organização terrorista e o Governo, seja qual for a cor deste. É também normal que esse diálogo contenha algum requisito por parte da organização terrorista. E é igualmente bastante normal que, o que quer que seja que o Governo possa estar disposto a prometer em troca, se qualifique como político e não como técnico. Como aliás são políticas, e não técnicas, todas as decisões adoptadas por um Governo, com o apoio do Parlamento.
Paz não pode significar exclusivamente trégua, pois isso seria apenas um passo unilateral. É preciso que todos se mexam e não basta pôr em cima da mesa das negociações territorialidade e autodeterminação do povo Basco. É também necessário que os partidos políticos criem condições para que elas se possam concretizar, com todas as adaptações do arsenal jurídico e constitucional que isso possa implicar.
Só que, como se viu pela amplitude da manifestação de ontem, o trabalho hercúleo do Governo espanhol vai ser conseguir o acordo da oposição, numa questão que, na prática, é inabordável sem um forte consenso.

:: enviado por JAM :: 2/26/2006 01:41:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário