BRITEIROS: Violência e respeito <$BlogRSDUrl$>








sábado, fevereiro 25, 2006

Violência e respeito

A violência dos adolescentes não é um fenómeno novo. Lembramo-nos que, há mais de 40 anos, existiam as “titurias”, os tribunais dos pequenos delinquentes, sem domicílio, sem meios de subsistência, abandonados, vadios, mendigos, libertinos,... O que é novo é que hoje essa violência já não é regulada pela sociedade. Reveladores da crise das instituições tradicionalmente integradoras que são a família e a escola, os comportamentos delituosos já só são levados a sério quando envolvem acções criminosas, como é agora o caso do assassínio do sem-abrigo do Porto.
Todas as incivilidades exigem de todos nós muito mais do que reacções de indiferença ou de discursos agressivos para com os jovens. Respeitar os jovens é ouvi-los, acompanhá-los no seu percurso até à autonomia, mas também, se for caso disso, sancionar os seus desvios. A restauração do diálogo adultos-jovens e, mais genericamente, a reconstrução dos laços sociais, tornou-se uma urgência num mundo que pretende promover uma cultura da não-violência e da paz.
Longe de estar fora de moda, o respeito é um elemento chave da relação com o próximo e o fundamento da vida social. Não haverá solução para a violência social sem a educação de adultos, jovens e crianças para o justo respeito e o reconhecimento dos outros, na sua existência e na sua diferença. Não poderá haver resolução não-violenta dos conflitos sem o respeito mútuo dos protagonistas.

:: enviado por JAM :: 2/25/2006 03:59:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Existe um certo paralelo entre este caso do sem-abrigo e o das caricaturas de Maomé. A palavra chave em comum é, de facto, o respeito. A liberdade, de expressão, de imprensa, de opinião, seja o que for... é sem dúvida um valor fundamental. Mas o respeito é muito mais importante e, sobretudo, o respeito pela existência diferente dos outros, seja ela religiosa, sexual ou simplesmente social.

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 25, 2006 4:16 da tarde  
Enviar um comentário