sábado, fevereiro 11, 2006
Paraísos e infernos perdidos
Esse inédito sítio, agora explorado por biólogos americanos e indonésios, deveria pois merecer todos os seus atributos de “paraíso na Terra”, “mundo perdido”, “jardim do Eden”, ... e no entanto, apesar de toda essa maravilha científica e mediática, suscitou esta nota de desencanto do The Independent sobre a Papuásia Ocidental, terra ocupada pelos indonésios, um verdadeiro inferno.
250 tribos vivem nessa região há mais de 40 mil anos e falam 300 línguas diferentes. A região é rica em recursos mineiros e energéticos. Logo que deixou de estar sob o jugo holandês, foi invadida pela Indonésia (como Timor Leste), apesar dos holandeses lhe terem reconhecido a independência. Centenas de milhares de papuas foram mortos pelos indonésios desde a ocupação.
E o jornalista Paul Kingsnorth conclui: “esse povo oprimido e esquecido precisa dos nossos meios de comunicação e das nossas ONGs para que testemunhem e reajam ao seu calvário. O mundo deve conhecer e pôr fim ao genocídio que se esconde por detrás das imagens que nos chegam desse paraíso”.
:: enviado por JAM :: 2/11/2006 10:50:00 da tarde ::

