BRITEIROS: Paraísos e infernos perdidos <$BlogRSDUrl$>








sábado, fevereiro 11, 2006

Paraísos e infernos perdidos

A descoberta de trinta novas espécies de seres-vivos – mamíferos, rãs, pássaros, borboletas, plantas – na Papuásia Ocidental restituiu simbolicamente a confiança de que nem tudo está perdido para a biodiversidade do Planeta. Mostrou também que ainda existe Terra por conhecer, paraísos perdidos, onde podemos encontrar uma pequena compensação para as seis mil espécies extintas em cada ano, das quais 780 tipos de aves.
Esse inédito sítio, agora explorado por biólogos americanos e indonésios, deveria pois merecer todos os seus atributos de “paraíso na Terra”, “mundo perdido”, “jardim do Eden”, ... e no entanto, apesar de toda essa maravilha científica e mediática, suscitou esta nota de desencanto do The Independent sobre a Papuásia Ocidental, terra ocupada pelos indonésios, um verdadeiro inferno.
250 tribos vivem nessa região há mais de 40 mil anos e falam 300 línguas diferentes. A região é rica em recursos mineiros e energéticos. Logo que deixou de estar sob o jugo holandês, foi invadida pela Indonésia (como Timor Leste), apesar dos holandeses lhe terem reconhecido a independência. Centenas de milhares de papuas foram mortos pelos indonésios desde a ocupação.
E o jornalista Paul Kingsnorth conclui: “esse povo oprimido e esquecido precisa dos nossos meios de comunicação e das nossas ONGs para que testemunhem e reajam ao seu calvário. O mundo deve conhecer e pôr fim ao genocídio que se esconde por detrás das imagens que nos chegam desse paraíso”.

:: enviado por JAM :: 2/11/2006 10:50:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário