BRITEIROS: Conflito de gerações <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, março 23, 2006

Conflito de gerações


© desenho de Herrmann

As manifestações dos estudantes em França, independentemente de todas as recuperações anexas que sempre acontecem nestas situações, constituem, na minha opinião, uma mensagem de esperança.
O que tenho experimentado recentemente tanto no local de trabalho como no meio académico tornou-me bastante céptica em relação à defesa de certos direitos sociais dos trabalhadores.
As reacções que tenho visto na geração entre a minha e a destes jovens que agora se manifestam poderiam resumir-se a “cada um que se amanhe”. É de tal maneira um padrão de comportamento uniforme que me convenci que lhes ensinavam nas escolas e universidades a “lei do mais forte”. Sinto-me sempre chocada quando vejo que direitos pelos quais os nossos pais tiveram que lutar e pelos quais pagaram muitas vezes um preço bastante elevado, são postos em causa em nome do individualismo e do “carreirismo” desenfreados.
Porque sou mulher e mãe, o exemplo que mais me choca é a licença de parto. Trata-se de um direito pelo qual muitas gerações de mulheres lutaram e que ainda por cima está justificado por razões de saúde. Fico naturalmente furiosa quando ouço estes casos de jovens mães que vão dar à luz na maternidade e levam na bagagem o computador para começarem a trabalhar assim que a criança estiver cá fora.
Situações como esta têm-se tornado tão frequentes que me convenci que as gerações futuras iriam ser todas moldadas por este molde. Cheguei mesmo a pensar que iria dar-se um retrocesso considerável nos direitos sociais dos trabalhadores visto ninguém parecer estar disposto a defendê-los.
Por este motivo, acho que esta mobilização dos jovens demonstra sobretudo, independentemente da justeza da causa que defendem, que os jovens são capazes de reagir e de se organizar para defenderem algo em que acreditam. Sinto-me mais confiante no futuro e espero que os meus filhos, que são a geração a seguir à que agora manifesta nas ruas, possam seguir o exemplo dos mais crescidos.

:: enviado por Anónimo :: 3/23/2006 02:57:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • Esperamos e desejamos que a nossa juventude, quando chegar a hora de responder ao C.P.E à moda portuguesa ( se calhar dito de rosto humano, para mais facilmente nos intrujar!!!)seja capaz de ter uma atitude forte de repúdio por este ataque ( que cá está na forja, não tenhamos dúvidas!!!) a um dos mais elementares direitos dos cidadãos.

    De Blogger ja, em março 23, 2006 6:34 da tarde  
  • Infelizmente não partilho de tanto optimismo...

    É , em portugal a carneirada é diferente ...

    De Blogger ""#$, em março 23, 2006 8:59 da tarde  
Enviar um comentário