BRITEIROS: Férias na montanha <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, março 17, 2006

Férias na montanha

Este ano, depois de muita insistência dos meus filhos, fomos para a montanha nas férias de carnaval. Quando posso, tento evitar estas férias de carnaval, mas de vez em quando lá tenho que fazer a vontade às crianças. Desta vez resolvi ir para duzentos quilómetros de casa porque da última vez tínhamos demorado um dia inteiro à ida e outro à volta para percorrer os seiscentos quilómetros até ao destino.
Desta vez, começámos muito bem. Demorámos certa de duas horas e meia para chegar ao hotel e até fizemos um piquenique pelo caminho. Enfim, um piquenique um pouco congelado com os cerca de dois graus negativos que fazia.
No dia seguinte lá fui levar as crianças às pistas de esqui. Uma paisagem lindíssima no alto da montanha. Tudo tem um ar imaculado assim vestido de branco. As pessoas deslocam-se todas de uma forma esquisita, calçadas com umas botas que devem pesar pelo menos um quilo e meio cada uma e que imobilizam a articulação do tornozelo. Além disso, cada um deles carrega mais uns quilos de material às costas (esquis, “batons”, etc.), sem contar com os quilos de roupa vestidos, e não esquecendo o gorro, o cachecol, as luvas, etc.
Ao fim do segundo dia, depois de duas noites na rua por menos quatro ou cinco graus, o meu carro, habituado que está ao conforto da garagem, deixou de pegar. A partir da terceira noite começou a nevar e todas as manhãs acordávamos com uma camada de neve acrescida de uns vinte centímetros.
Na véspera da partida, depois de ter finalmente posto o carro a trabalhar, as crianças pediram para os levar a uma outra pista de esqui para esquiarem com uns amigos. Com a neve a cair em permanência, por uma estrada de montanha cheia de curvas, subidas, descidas e neve, ao fim de uma hora e meia em primeiras e segundas velocidades, lá encontrámos os tais amigos.
No último dia, depois de termos enfiado todas aquelas malas e tralhas dentro do carro, os miúdos pediram para esquiar um pouco antes de nos pormos a caminho. Pouco depois de terem começado a esquiar, começou a chover e quando cerca das onze horas vieram ter comigo estavam encharcados dos pés à cabeça. Mudaram de roupa dentro do carro e rumámos a casa. A viagem correu bem. Estava a chover e as estradas estavam todas sem neve. A cerca de trinta quilómetros de casa, desata a nevar novamente e em cerca de quinze minutos a auto-estrada ficou completamente bloqueada. Demorámos cinco horas para fazer os dois quilómetros que nos separavam da saída seguinte da auto-estrada que nos permitiu de continuar o caminho pelas estradas nacionais. Conseguimos finalmente chegar a casa por volta das sete e meia da tarde. Aproveitámos a situação para combinar o almoço com o jantar e no dia seguinte tive oito máquinas de roupa para lavar.
Não há nada que valha um bom dia de praia !!

:: enviado por Anónimo :: 3/17/2006 10:32:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário