BRITEIROS: O segredo... do cartaz de Brokeback Mountain <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, março 06, 2006

O segredo... do cartaz de Brokeback Mountain

O blog americano Posterwire, inteiramente dedicado aos cartazes de cinema e à sua história, deu a conhecer, em Novembro passado, o segredo por detrás do Segredo de Brokeback Mountain.
À primeira vista, o cartaz do filme de Ang Lee pode parecer anódino: uma simples montagem em Photoshop dos dois retratos dos actores principais, sobre o fundo do cenário do filme. No entanto, faz-se uma outra luz sobre o resultado obtido, quando se revelam as razões que presidiram à escolha. Para acentuar o caracter sentimental do filme, por oposição ao seu lado western, o produtor James Schamus estudou os cartazes de cinquenta dos filmes mais românticos de todos os tempos. E escolheu como inspiração aquele que, de todos eles, obteve o maior sucesso, o inabalável Titanic de James Cameron.
Se compararmos os dois cartazes, damo-nos conta que o de Brokeback Mountain é praticamente a cópia do de Titanic, mas utiliza elementos diferentes para criar formas similares (o costado do navio é substituído pela curvatura das costas de um dos actores). O cartaz de Brokeback Mountain adquire então um significado completamente diferente, aparecendo como uma das imagens subliminares mais penetrantes da história dos cartazes de cinema.

:: enviado por JAM :: 3/06/2006 07:58:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Caro JAM, desta história eu não sabia, mas nada disso é novo. É frequente os cartazes de cinema serem copiados em conceito de outros mais antigos. Em alguns casos porque é o mesmo artista gráfico a fazê-los, noutros porque pura e simplesmente não há imaginação para mais. Outros casos, como este, tentam passar mensagens subliminares ou simplesmente prestar homenagem a cartazes antigos.

    Seja como for, boa chamada de atenção.

    De Blogger JSA, em março 06, 2006 8:39 da manhã  
Enviar um comentário