BRITEIROS: Tabaco puro: 80% impostos, 20% demagogia <$BlogRSDUrl$>








domingo, abril 09, 2006

Tabaco puro: 80% impostos, 20% demagogia

Na altura da guerra na Bósnia, tinha um amigo que trabalhava para um departamento qualquer da Comissão Europeia encarregue de estoirar o nosso dinheiro em “ajudas à reconstrução” na ex-Jugoslávia. Sendo um feroz militante antitabagista, esse meu amigo dizia-me, com o ar mais sério do mundo, que nas suas frequentes deslocações à ex-Jugoslávia o que o chocava mais era que toda a gente fumava muito e em qualquer lugar.
Tentei explicar-lhe que num lugar em que a vida humana não valia grande coisa e em que a esperança de vida se media pelo tempo de atravessar uma ponte, talvez fosse normal que o combate aos malefícios do tabaco não estivesse no topo das prioridades. Em vão. Manteve-se sempre obstinado numa espécie de repugnância por quem recebia ajudas comunitárias com uma mão enquanto segurava o cigarro com a outra.
Lembro-me sempre desta história cada vez que há mais um episódio da saga evangelizadora dos governos ocidentais contra o vício.
Não tendo mais nada para fazer e outras coisas com que se preocupar, o governo tem um projecto para proibir o tabaco em todos os espaços públicos fechados. Já nem sequer se trata da protecção aos não fumadores criando locais próprios separados para os fumadores. Trata-se pura e simplesmente de proibir. Em nome da saúde, claro.
Depois dos médicos que se recusam tratar fumadores, das empresas que despedem fumadores mesmo que não fumem nos locais da empresa, das multas por fumar no carro, das etiquetas de terror que só servem para os maços de tabaco e da publicitada chantagem moral de estar a fazer mal aos outros (embora nenhum estudo cientifico credível o prove) só falta ilegalizar o tabaco e enfiar os fumadores renitentes na prisão.
Enquanto não chegarmos aí, sobra a nossa casa e a rua. A rua não se sabe por quanto tempo — os alemães querem proibir que se fume nos estádios do Mundial de futebol. A casa virá a seguir.
Por enquanto, e como tenho mais de 18 anos, vou continuar a comprar cigarros com 80% de impostos e 20% de demagogia.

:: enviado por U18 Team :: 4/09/2006 11:05:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário