BRITEIROS: Fi(d)el a si mesmo <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, maio 22, 2006

Fi(d)el a si mesmo

Fiel a si mesmo, Fidel não demorou muito a mostrar-se indignado pela sua inclusão na lista da Forbes. Fê-lo num discurso de 4 horas que, desconfio, já só os funcionários do Estado cubano escutam do princípio ao fim.
Compreende-se que Fidel não goste de figurar em qualquer lista que seja ao lado de Bill Gates, do sultão do Brunei ou da Rainha de Inglaterra. Compreende-se também que haja quem não goste de o ver em tais companhias.
Só que, não estar de acordo com a selva em que alguns gostariam de transformar as relações económicas ou pensar que há vida para lá da globalização, não implica que se olhe para o lado quando estão em causa regimes que se dizem socialistas. Os inimigos do meu inimigo não são, necessariamente, meus amigos.
No caso de Fidel Castro, basta-me o facto de alguém se manter no poder há mais de 40 anos para, por si só, ser a negação do socialismo que diz defender.

Não faço a mínima ideia de como é que a Forbes chega à famosa lista dos mais endinheirados (não costumo ler a Forbes embora, ao contrário dos cubanos, a possa ler se quiser). Nem sequer me interessa muito. O poder nem sempre se mede pelo dinheiro que se tem à disposição e os sinais exteriores de riqueza nem sempre correspondem à conta bancária – Fidel, que se saiba, não os tem mas Bill Gates, para além de uma casa apalaçada e kitch, também não.
O que me interessa mais é saber se alguém precisar de, digamos, 50 milhões de dólares os pode utilizar ou não. Fidel pode. Eu (mais a esmagadora maioria da população da Terra) não posso. Se o utiliza para comprar Ferraris ou para dar aos pobres - embora não seja neutro no plano moral - não me diz nem como o conseguiu nem como o poderá utilizar.
Por isso, muito mais importante do que esta discussão sobre os tostões de Fidel é saber se, em determinado país, o facto de dizer ou escrever que desconfio de que Fidel controla 900 milhões de dólares me valem criticas ferozes de quem não estiver de acordo ou uns anos de prisão …


:: enviado por U18 Team :: 5/22/2006 03:14:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • (…) “Para que eu estaria querendo dinheiro, se vou fazer 80 anos e outrora nunca quis?, perguntou. E depois enfatizou que, durante sua vida, se entricheirou nos princípios e nunca abriu mão deles.
    Disse que esteve fazendo as contas do número de malas que teria precisado para levar esse dinheiro e comentou que teria necessitado por volta de mil. “Quem levou? Em que avião? Que escolta carregou? Como é possível que eu tirasse dinheiro por tantos anos? São burros, à parte dos argumentos morais que derivam disso”.
    “É simplesmente um xingamento”, afirmou. Denunciou que querem semelhá-lo aos ladrões que eles próprios amamentaram. “Onde está o dinheiro de Mobuto? Onde está o dos Somoza? Explanou que, nos Estados Unidos, há centenas de bilhões de dólares roubados, através dos bancos estadunidenses. Aí estão, procurem as listas e publiquem-nas”, salientou. (…)
    http://www.granma.cu/portugues/2006/mayo/mar16/21internet1.html

    De Anonymous Anónimo, em maio 22, 2006 10:03 da tarde  
  • Como devem saber o Clix vai lançar no mercado o Smart TV, televisão digital com inúmeros canais de televisão, á semelhança da TV Cabo, entre os quais o X FREE TV que passa filmes gays pornográficos durante 24 horas por dia. A nossa sugestão é que todos tentemos mobilizar o maior numero possível de pessoas para pedir ao Clix a inclusão de um canal de temática GLBT generalista, com um conteúdo sério. Pensamos que o Clix está aberto a sugestões pelo que quantos mais pedidos receberem, melhor. Façam circular esta mensagem. Obrigado.

    De Anonymous Anónimo, em maio 22, 2006 11:49 da tarde  
Enviar um comentário