BRITEIROS: Alguém me pode indicar um televisor 16:8,5? <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, outubro 26, 2006

Alguém me pode indicar um televisor 16:8,5?

Julgo que foi a CNN que inventou a coisa. Enquanto o apresentador(a) lê as notícias, uma tirinha desfila no rodapé do ecrã com os principais títulos do dia. Como quase todas as ideias más, foi depois copiada por quase todos os canais noticiosos do mundo. E pelas televisões generalistas portuguesas.
Se nos telejornais ainda se pode tolerar, já que poupa a maçada da hora e meia de notícias que os nossos canais acham ser informação, porquê nos programas de entretenimento? ou nos filmes?
Para os filmes ainda tenho a minha teoria de que seja para evitar as gravações - apetece-me muito pouco rever um filme, daqui a um ou dois anos, que me anuncia, de cinco em cinco minutos, um Benfica-E. Amadora para as 19:15.
Mas porquê nos outros programas? Embora ache que o programa não faz muito sentido, predispunha-me ontem a assistir ao debate do “Grandes Portugueses” na RTP1. Desde o início do programa começaram a desfilar opiniões no rodapé do ecrã. Como tenho este hábito, vindo do cinema, de não conseguir olhar para mais nada quando aparecem letras no ecrã e como, ao contrário das legendas dos filmes, as letras não param de desfilar, desisti de seguir o debate. Na verdade e para além de outras sugestões menos originais, só me lembro de que a Vanessa da Bobadela prefere a Vanessa do Triatlo e o Tiago de Gondomar vai mais pelo Mourinho. Sem qualquer desrespeito pela Vanessa e pelo Tiago, convenhamos que não é grande coisa após uma hora de televisão.
E estou farto. Se quiser ler, leio jornais, livros, revistas, blogs. Não leio na televisão. Televisão é imagem e som e, quando é bem feita, até pode ser interessante.
Sendo assim e não querendo chegar ao caso extremo de um familiar que colocou uma tira de fita isoladora preta no fundo do ecrã, alguém me poderia indicar onde posso encontrar um televisor com um ratio de 16:8,5? Ou, melhor ainda agora que estamos na era do digital, dotado de um botão que elimine mensagens que desfilam?

:: enviado por U18 Team :: 10/26/2006 09:50:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • O meu televisor (um philips, CRT) tem uma tecnologia de optimização dos pixels e permite a escolha do formato, dentro de certos parâmetros. Tem o 16:9, o 4:3, e depois alguns intermédios, entre os quais um que corta um bocado da imagem em cima e em baixo. Este último é o que uso, e embora não elimine completamente as letrinhas, corta-as a meio por forma a que não dá para as ler. E assim, incomodam muito menos.

    De Blogger snowgaze, em outubro 27, 2006 9:48 da manhã  
  • Obrigado pela sugestão. Acabei de ficar a saber que a Vanda de Queluz manda jinhos para o João do Cacém e que o Chico de Odivelas ama a Daniela. Não há pachorra.

    De Blogger U18 Team, em outubro 28, 2006 5:27 da tarde  
Enviar um comentário