BRITEIROS: A gente se acostuma a tudo <$BlogRSDUrl$>








sábado, outubro 07, 2006

A gente se acostuma a tudo


No Brasil, o PT (que já foi – durante anos - a expressão eleitoral do movimento sindical e da maioria dos movimentos sociais no país) está provávelmente queimado como alternativa de esquerda devido ao apodrecimento do seu aparelho central. Quanto a Lula, há quem diga que Lula “não sabia de nada”, há quem diga que Lula “sabia de tudo”. Assim sendo, o PT virá, no futuro, a ser o quê? Um outro partido social-democrata? Não sei. Sei que foi uma desilusão para muitos (mesmo muitos!) dos que votaram Lula nas eleições anteriores: parece que a chamada “esquerda dos negócios” venceu a parada.
Apesar dos pesares, o PT no poder garantiu, no entanto, a estabilidade macro-económica e reduziu o número de brasileiros a viver em condições miseráveis, com o aumento do salário mínimo e as “bolsas de família”. Aliás, a própria expectativa sobre o que seria um governo PT ajudou a conter o mal-estar social dentro do calendário eleitoral.
Existe, como se sabe, uma esquerda à esquerda do PT, em grande parte reunida à volta da senadora Heloísa Helena, expulsa do PT por se recusar a votar uma reforma da Segurança Social que obrigava, pela 1ª vez no Brasil, os reformados a pagar imposto. Esse movimento teve 6,85 % dos votos de domingo passado e “impediu” assim Lula de vencer logo à 1ª volta.
Se decidirmos ver as coisas pelo lado optimista (“pensamento positivo” como dizem os brasileiros), pode ser que, na 2ª volta, Lula ganhe e, sobretudo, que, ponderada a lição recebida na 1ª volta, o seu 2º mandato venha a estar mais de acordo com as expectativas criadas antes do 1º mandato. Se tal é possível…
Assim ou assado, parafraseando o titulo do último livro de João Ubaldo Ribeiro, afinal "a gente se acostuma a tudo"...

:: enviado por Manolo :: 10/07/2006 08:55:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • Como é que o PT e o Luta podem estar "queimados" se quatro anos depois, tiveram mais votos, elegerem mais senadores, governadores e deputados do que na primeira volta das eleições anteriores? Se forem aos sites do PT ou do PCdB descobrirão que o que aconteceu foi de facto isto. E descobrirão que o partido da HH elegeu 3 deputados enquanto o PCdb elegeu 11 e o PT por enquanto já tem 84 eleitos. E falta a segunda volta.

    De Anonymous Anónimo, em outubro 07, 2006 10:33 da tarde  
  • Margarida: Eu escrevi "queimados como alternativa de esquerda". O facto de terem elegido muita gente não me parece que seja relevante - o facto é que não "passaram" logo na 1ª volta e, pior do que isso, é tudo o que se tem passado com o aparelho central do PT em termos de bandalheira e corrupção. Enfim, também escrevi que, do mal o menos, espero que Lula não perca a 2ª volta e que venha a haver uma reorientação do PT no bom sentido, se tal for ainda possível...
    De qualquer modo, Margarida, os seus comentários são sempre benvindos.

    De Blogger Manolo, em outubro 08, 2006 11:13 da manhã  
  • Também espero que o Lula passe e que a sua coligação se reforce na segunda volta. E parece-me bom sinal que o actual Presidente do PT se tenha afastado da campanha e certamente que depois da segunda volta terão condições para democraticamente remodelarem a direcção do PT. Afinal, nestes quatro anos de governação, tiveram 10 dos 91 deputados que se afastaram, mas o saldo do governo foi positivo para os mais destituídos que responderam à chamada, nas urnas. Não se pode fazer tudo em quatro anos, mas fizeram bem mais que no tempo do FHC em relação aos mais desprotegidos.

    De Anonymous Anónimo, em outubro 08, 2006 4:22 da tarde  
Enviar um comentário