BRITEIROS: Cambedo da Raia <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 20, 2006

Cambedo da Raia


Dezembro de 1946, aldeia de Cambedo da Raia, Chaves. A povoação é cercada e bombardeada e um terço dos habitantes é preso por acolher supostos salteadores. Na verdade, tratam-se de maquis, guerrilheiros espanhóis que se dedicam à luta armada contra o franquismo. Acossados pela Guardia Civil, recolhem-se nesta aldeia raiana que sempre manteve uma longa tradição de relações afectivas e solidárias com o outro lado da fronteira.
A escória salazarenta encarregar-se-à de os entregar à sua congénere espanhola onde enfrentarão os pelotões de fuzilamento. A gente boa de Cambedo conhecerá os carceres da Pide e o campo de concentração do Tarrafal.
............................
Quando neste País se quer transformar a Solidariedade numa palavra vã e se fomenta o esquecimento, há que resistir e lembrar esse bravo povo de Trás-os-Montes. Quanto mais não seja porque ... a Solidariedade é um bem revolucionário, e ELES souberam sê-lo!!!
ler mais.

:: enviado por ja :: 12/20/2006 09:01:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Não posso deixar de estar mais de acordo consigo. Bom Natal e Feliz Ano Novo, são os meus votos sinceros

    Joaquim

    De Blogger Joaquim Baptista, em dezembro 20, 2006 9:51 da manhã  
  • Saudaçoes desde a Galiza aos nossos irmãos do sul.

    Vou muito por Verim, e não posso deixar dizer obrigado ás gentes de Cambedo e a todos os portugueses que nos ajudarom na fugida da merda fascista.

    Avante Portugaliza!

    De Anonymous Anónimo, em dezembro 28, 2006 4:22 da tarde  
Enviar um comentário