BRITEIROS: A corrupção vai bem <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, dezembro 07, 2006

A corrupção vai bem


© desenho de Bandeira

Apesar dos periódicos furacões, mais ou menos aparatosos, Portugal tem vindo brandamente a baixar no ranking da percepção da corrupção, efectuado em todo o mundo pela Transparência Internacional. Em 1999 estávamos em 21°, em 2006 ocupamos a 26ª posição, na lista dos 163 países analisados. A nível europeu, 16 países conseguem fazer melhor do que nós.
A luta contra a corrupção é um desafio fundamental. O reforço dos orgãos de controlo e do sistema de administração da justiça é necessário, mas não é suficiente. É preciso também identificar as origens da corrupção e examiná-las para poderem ser propostas as fórmulas eficazes de combate. E isso, não só ao nível das empresas e dos particulares, mas principalmente ao nível dos governantes. Um bom funcionamento das instituições democráticas, uma imprensa livre e um acesso directo do público às informações relacionadas com o exercício do poder e as actividades governamentais são essenciais para lograr uma maior transparência.
A corrupção diminui a confiança dos cidadãos nas instituições, nos governantes e nos próprios indivíduos. À medida que a corrupção se vai generalizando, vão-se rasgando os escrúpulos morais do tecido social.

:: enviado por JAM :: 12/07/2006 12:30:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário