BRITEIROS: Ai se os franceses tivessem um José Sócrates!... <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 27, 2007

Ai se os franceses tivessem um José Sócrates!...

François Miterrand costumava dizer que a França é estruturalmente de direita e que a esquerda é incapaz de ganhar uma eleição presidencial sem a ajuda do valor acrescentado do seu candidato. Hoje, seria preciso acrescentar: e do centro.
A vida política francesa parece de facto estar a evoluir para um cenário à italiana com três forças, em que a esquerda estaria destinada a aliar-se ao centro para poder vencer a direita.
Ao endurecer o seu programa conservador e ultra-liberal, Nicolas Sarkozy aproximou-se tanto da extrema-direita que libertou o espaço mais do que necessário para a criação de um verdadeiro partido do centro. De tal modo que o principal obstáculo no caminho de Sarkozy é hoje François Bayrou. Ao aceitar um debate televisivo com os socialistas, o candidato centrista conseguiu mergulhar no embaraço o seu adversário de direita, que vê pela primeira vez escapar-se-lhe o ritmo da campanha.
A segunda volta tornou-se de súbito um combate a três. O seu desfecho dependerá do esforço dos socialistas para, também eles, ocuparem o centro. O velho sonho do antigo primeiro-ministro Michel Rocard de deslocar o PS nessa direcção, como forma de libertar o partido das alianças com a esquerda mais radical, está à beira de se tornar realidade.
Muitos socialistas esperam pela vitória, por agora improvável, de Segolène Royal para centrar o partido. Uma aposta arriscada que, o futuro o dirá, talvez venha demasiado tarde. Sabê-lo-emos dentro de pouco mais de uma semana.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 4/27/2007 12:24:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário