BRITEIROS: E mais um que se vai <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 27, 2007

E mais um que se vai

Não sei se será caso para grandes interrogações mas não deixa de ser curiosa esta tendência recente de ex-Primeiro-Ministros e ex-Presidentes da República para aceitarem cargos internacionais na primeira oportunidade que se lhes depara.
Será que o País está ainda pior do que pensamos? Será que sabem alguma coisa que nós ignoramos? Será Portugal um país em que os seus mais altos governantes só atingem a sua verdadeira dimensão de estadistas quando vão para fora? Será que só os não portugueses lhes vêm qualidades que nós, subdesenvolvidos e saloios, não vislumbramos?
Tudo questões a que é difícil dar uma resposta definitiva. Podemos apenas constatar os factos: Guterres fugiu dos aborrecimentos da governação nacional à primeira dificuldade, tendo a fuga sido premiada com o cargo de Alto Comissário da ONU para os Refugiados; Durão Barroso que, entre nós, parecia completamente incapaz de ser dirigente do que quer que fosse, é presidente da Comissão Europeia e agora é Jorge Sampaio que nos vai deixar para assumir o cargo de Alto Representante para o Diálogo das Civilizações da ONU. Coisa enorme, como podem imaginar.
Ora, enquanto esteve por cá, ninguém diria que Jorge Sampaio era uma enorme personalidade mundial capaz de estabelecer a harmonia entre Ocidente e Oriente, cristãos e muçulmanos, palestinianos e israelitas – a menos, é claro, que consideremos a sua presença como sportinguista no Estádio da Luz como um diálogo de civilizações.
Pensando melhor, no entanto, é capaz de ser o homem certo no lugar certo. Assim como Guterres era o refugiado mais indicado para se ocupar de refugiados, assim como Barroso era o mais indicado para dirigir uma instituição que não se sabe para que serve, também Sampaio é capaz de ser o mais indicado para resolver o conflito israelo-palestiniano. Experimentem fechar na mesma sala representantes do Hamas e de Israel a ouvirem um discurso de Jorge Sampaio e vão ver como hão-de chegar a um acordo qualquer.


:: enviado por U18 Team :: 4/27/2007 01:56:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário