BRITEIROS: Imperador num império não imperial <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, julho 12, 2007

Imperador num império não imperial

Em plena campanha eleitoral para o famoso referendo francês ao Tratado Constitucional, o presidente Chirac pressionou a televisão pública France2 para que anulasse a emissão “100 minutes pour convaincre” que tinha como convidado Durão Barroso e em que este iria inevitavelmente defender a directiva Bolkestein e a adesão da Turquia. Chirac fê-lo porque conhecia bem Durão Barroso e a sua habitual propensão para dizer as coisas mais inconvenientes nos momentos mais inoportunos.
Um desses momentos sublimes aconteceu há dias, na primeira conferência de imprensa da presidência portuguesa da UE, quando Durão Barroso afirmou que o Tratado Reformador é o Cabo das Tormentas e a presidência alemã é Bartolomeu Dias.
Ontem, em Estrasburgo, Durão superou o seu melhor. Numa altura em que tanto se discute a essência da cidadania europeia e em que todos os governantes europeus se esfalfam a tentar convencer os respectivos concidadãos que não vai ser necessário referendar o Tratado Constitucional porque afinal não passa de um tratado como os outros, Barroso saiu-se com mais esta pérola: “a União Europeia é o primeiro império não imperial”.

Etiquetas:


:: enviado por JAM :: 7/12/2007 11:53:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário