BRITEIROS: Afronta a Pequim <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, outubro 17, 2007

Afronta a Pequim

Mais do que a discreta recepção na Casa Branca, foi esta cerimónia, há momentos, no Capitólio — sede do Congresso americano — que irritou seriamente o regime chinês. O acontecimento dá-se em pleno congresso do partido comunista da China. Ora, se há uma esfera em relação à qual não é de esperar qualquer evolução de posição por parte dos dirigentes de Pequim é certamente a da integridade nacional do país. Não está minimamente em vista qualquer negociação acerca da pertença de Taiwan e do Tibete ao Império do Meio.
Não deixa de ser uma atitude lógica. Os períodos de independência do Tibete ao longo da História não passaram de curtos episódios. De resto, actualmente o Dalai Lama reivindica somente a autonomia para o seu país e não a independência. O que é inadmissível em contrapartida é a pertinácia de Pequim em querer erradicar a cultura tibetana. A religião é extremamente controlada. Nos templos, não só todas as imagens do Dalai Lama foram eliminadas mas, na maior parte dos casos, foram substituídas pelas do presidente chinês. O jovem Panchen Lama está em prisão domiciliária e foi substituído por um fantoche nomeado que passa a maior parte do tempo na capital chinesa. Até os monges habilitados a participar na procura do futuro Dalai Lama devem ser da confiança de Pequim. Existem prisões para monges e freiras onde se pratica a tortura...
O regime chinês, se já nada tem de comunista, continua no entanto a impor o ateísmo militante, porque a religião é um fenómeno que lhe escapa. Faz parte do domínio interior de cada um. E, para um Estado que conserva os vestígios das suas origens totalitárias, isso é insuportável.

P.S.: Ainda a propósito de fantoches, escusado será dizer — antecipando qualquer possível comentário nesse sentido — que a figura que vemos à esquerda na foto não é, de modo algum, quem mais idoneidade tem neste mundo para estimular as liberdades nos países dos outros.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 10/17/2007 11:01:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário