BRITEIROS: Gore em 2008 - uma decisão Nobel <$BlogRSDUrl$>








sábado, outubro 13, 2007

Gore em 2008 - uma decisão Nobel

Não era propriamente o Nobel da Paz que os meandros de Washington mais estavam à espera em relação a Al Gore. Mais interessante seria saber a quem dá ele o seu apoio na corrida presidencial do próximo ano. Mais do que isso, este prémio vai relançar as especulações sobre a sua própria candidatura (especulações despertadas por uma página inteira de publicidade no New York Times).
De qualquer das formas, o Nobel não dá jeito nenhum a Hillary. Quando há poucos dias perguntaram a Al Gore se ele se sentia obrigado a apoiar a mulher do seu antigo patrão, a resposta foi: “Hum!, não”.
Depois de George W. Bush, quem será que os americanos vão eleger?
— uma mulher
— um negro
ou
— um Prémio Nobel da Paz ?
Não há dúvida que qualquer um deles soava bem. Mas um presidente dos Estados Unidos Nobel da Paz...


:: enviado por JAM :: 10/13/2007 12:05:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • O laureado do prémio Nobel da Paz de 2007, Al Gore, foi o Vice-Presidente dos USA, que nas acções de guerra contra 8 países - Jugoslávia, Iraque, Somália, Haiti, Bósnia, Afeganistão, Sudão e Colômbia -, violou as seguintes 9 Leis da Comunidade Internacional:

    Convenções de Hague
    Pacto de Paris
    Carta das Nações Unidas
    Carta da Organização dos Estados Americanos
    Tratado do Atlântico Norte
    Convenções de Geneva
    Princípios de Nuremberg
    Acta Final da Conferência de Helsinquia
    Protocolo Adicional das Convenções de Geneva de 1949

    As Convenções de Hague (IV,1907): "É especialmente proibido o uso de veneno ou de armas com veneno; (b) Matar ou ferir traiçoeiramente ... (e) Usar armas, projécteis ou materiais calculados para causar sofrimento desnecessário..." (Artigo 23). "Atacar ou bombardear, por qualquer meio, cidades, vilas, aldeias ou edifícios sem defesa é proibido." (Artigo 25).
    Houve dezenas de milhares de raids aéreos contra a Jugoslávia e o Iraque. Usaram munições radioactivas nos bombardeamentos contra a Jugoslávia, pondo em perigo civis e tropas, usaram bombas de fragmentação cujo único propósito é matar e ferir. Contra a Jugoslávia usaram ainda gás tóxico, minas de superfície, bombas com urânio, napalm, e outras armas químicas.

    O Pacto de Paris (1928): Tornou ilegal as guerras agressivas e o seu desencadeamento um crime individual crime. Líderes nazis foram condenados à morte pelo tribunal de Nuremberg por terem violado.
    As guerras de Clinton/Gore, foram todas agressivas, ataques não provocados contra povos estrangeiros.

    Carta das Nações Unidas (1945): O primeiro propósito da ONU é "salvar gerações futuras do flagelo da guerra" (Preâmbulo). E de acordo com isso, "Todos os membros devem resolver as suas disputas internacionais por meios pacíficos" e "restringirem-se nas suas relações internacionais da ameaça ou do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado ..." (Artigo 2).
    Clinton/Gore atacaram e embargaram repetidas vezes o Iraque porque o seu presidente não fazia o que queriam. Apresentaram um ultimato à Jugoslávia exigindo que a NATO ocupasse todo o país. Quando, como se esperava o ultimato foi rejeitado, devastaram o país, matando milhares de habitantes e ocupando a província do Kosovo. .

    Carta da Organização dos Estados Americanos (OAS,1948): "Nenhum Estado ou grupo de Estados tem o direito de intervir, directa ou indirectamente, por qualquer razão nos assuntos internos ou externos de qualquer outro Estado [Artigo 15].... O território de um Estado é inviolável; Não pode ser objecto, mesmo temporariamente de ocupação militar ou de qualquer outra medida de força tomada por outro Estado, directa ou indirectamente, sobre qualquer razão [Artigo 17]."
    Para mudar o governo de Haiti, Clinton/Gore ameaçaram com a guerra e enviaram tropas que ocuparam o país.

    Tratado do Atlântico Norte (1949): "As partem comprometem-se, conforme decretado pela Carta da ONU, a resolver quaisquer disputas internacionais em que possam envolver-se por meios pacíficos ... e em evitarem nas suas relações internacionais da ameaça ou do uso da força em qualquer maneira inconsistente com os propósitos da ONU." A força é apenas contemplada quando uma nação membro é atacada."
    Ao violarem a Carta da ONU, Clinton/Gore violaram também o Tratado do Atlântico Norte. Converteram a NATO de uma organização defensiva numa organização ofensiva e juntaram-se para atacar, destruir e conquistar um pequeno país.

    Convenções de Geneva (1949): "Hospitais civis ... não podem em qualquer circunstâncias ser objecto de ataque mas devem ser sempre respeitados e protegidos pelas partes em conflito."
    Hospitais, incluindo maternidades, foram atacados na campanha de terror de Clinton/Gore-NATO contra o povo Jugoslavo.

    Princípios de Nuremberg (Adoptados pela Assembleia Geral da ONU,1950): O facto de uma pessoa que cometa um crime sob a lei internacional actuar como chefe de Estado ou como funcionário do governo que cumpre ordens "não o isenta de responsabilidade sob a lei internacional." Crimes contra a paz incluem "Planeamento, preparação, iniciação ou desencadeamento duma guerra de agressão ou de uma guerra em violação de tratados internacionais, acordos ou garantias." Os crimes de guerra incluem "homicídio, destruição indiscriminada de cidades, aldeias ou vilas, ou devastação não justificada por necessidade militar." A cumplicidade no cometimento de um crime contra a paz ou num crime de guerra é ela própria um crime.
    Todos os crimes enumerados contra a paz e todos os crimes de guerra foram cometidos por Clinton/Gore, subordinados e cúmplices da NATO.

    Acta Final da Conferência de Helsínquia (ou Conferência de Segurança e Cooperação na Europa,1975): É afirmado o respeito pela igualdade da soberania, a inviolabilidade das fronteiras, a resolução pacífica das disputas, a não-intervenção nos assuntos internacionais e o evitar a ameaça ou o uso da força.
    Todas estas provisões foram violadas nos actos de agressão de Clinton/Gore.

    Protocolo Adicional das Convenções de Geneva de 1949 (1977): Exigindo a protecção dos civis de operações militares, proíbe (1) ataques a civis; ameaças ou execução de violência destinada a espalhar terror entre a população, e (2) lançamento de ataques indiscriminados que prejudiquem civis ou alvos civis bem como alvos militares. As violações "devem ser consideradas como crimes de guerra" (Artigos 51 e 85).
    Durante 2 meses e meio na Primavera de 1999, ataques indiscriminados de mísseis e incursões de bombardeiros atingiram civis e alvos civis na Jugoslávia. Muitos milhares de civis Iraquianos foram mortos em bombardeamentos ordenados por Clinton/Gore.

    De Anonymous Anónimo, em outubro 13, 2007 4:38 da tarde  
Enviar um comentário