BRITEIROS: É o que se chama pagarem os justos pelos pecadores <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, outubro 10, 2007

É o que se chama pagarem os justos pelos pecadores

O bispo da diocese de San Diego, Robert Brom, está a pedir aos seus fregueses e sacerdotes que contribuam para ajudar a pagar a dívida da Igreja Católica às vítimas dos abusos sexuais perpetrados por sacerdotes da Diocese. Quase 200 milhões de dólares!... A ideia de proceder a esta colecta extraordinária surgiu depois da Diocese ter tentado declarar-se em situação de falência, mas sem êxito. Para além do considerável número de propriedades que possui, calcula-se que anualmente recebe cerca de 165 milhões de dólares de esmolas e doações.
Perante a evidência, a Diocese decidiu mudar de estratégia e optou por empreender uma campanha de angariação de fundos que está a gerar enorme controvérsia entre os fiéis. Para a Igreja Católica é importante que os sacerdotes dêem o exemplo e que os fiéis contribuam para que se inicie o processo de reconciliação interna.
Em princípio, os sacerdotes da Diocese estariam dispostos a doar um mês de salário. E há paroquianos decididos a cooperar para que ela saia do cepo. Mas há outros que pensam que, em vez de negociar um ajuste monetário com as vítimas, a Igreja deveria ter deixado os sacerdotes pederastas comparecerem ante a justiça e que aqueles que fossem julgados culpados fossem parar à prisão. Houve também quem dissesse que, antes de vir pedir dinheiro aos crentes, a Igreja deveria ter vendido algumas das suas propriedades. E os mais radicais acham mesmo que o assunto deveria ser resolvido pelo Vaticano. “Bastava que vendessem um ou dois quadros e obtinham logo o dinheiro todo para pagar a indemnização”, disse ao LA Times uma beata.
O que é curioso é que este tipo de acusações só vem a lume em muito poucos países do mundo. Noutros, sobretudo na América Latina, altamente católica, a imputação desses crimes é extremamente rara, excepção talvez para o caso do prelado mexicano Marcial Maciel, fundador da ordem dos legionários de Cristo, a quem, em Maio de 2006, o papa Bento XVI ordenou que deixasse o seu cargo, deixando bem claro que só a sua avançada idade o salvava de ser presente a um tribunal eclesiástico.
Ou seja, nuns casos não se chegam a reconhecer os culpados e ninguém paga. Noutros, são os justos que acabam pagando pelos pecadores.

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 10/10/2007 12:06:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário